Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Além da estrutura: veja 5 projetos em que o tijolo também é decorativo

Crédito: Ewelina Wachala

Redação Galeria da Arquitetura

O tijolo é um material muito usado na construção civil. Os primeiros modelos datam de 7.500 a.C, quando eram fabricados artesanalmente e secos ao sol. Usados tradicionalmente para a construção, já há algum tempo passaram a ser explorados, também, como elemento de decoração, proporcionando um visual mais rústico a ambientes internos e externos.

Veja a lista que preparamos com 5 projetos em que o tijolo também é decorativo.

1. Condomínio Marítimo

O tijolo maciço aparente é um dos protagonistas do Condomínio Marítimo. Aplicado na fachada, ele confere personalidade e identidade à residência. O material também é utilizado nas áreas internas, garantindo a universalidade da linguagem arquitetônica. O projeto foi concebido pelo escritório Seferin Arquitetura.


Os tijolos estão presentes na fachada e áreas internas, garantindo a mesma linguagem arquitetônica (foto: Gustavo Seferin – Condomínio Marítimo)

2. Residência KS

A fachada com cobogó de tijolos maciços absorve o calor e ainda proporciona iluminação natural. Aplicado também nas áreas internas, o tijolo garante um visual mais rústico aos ambientes da casa, totalmente em harmonia com a estrutura de concreto armado aparente. O projeto é do escritório Arquitetos Associados.

A casa conta com tijolos aparentes na fachada e também nas áreas internas (fotos: Joana França – Residência KS)

3. Jam 360°

A loja de cosméticos JAM 360° pediu ao escritório Mestisso Arquitetura & Interiores que os tijolos aparentes fossem coloridos de branco e laranja para reforçar a ideia de mistura, combinação e junção de vários elementos em um único espaço. O recurso proporcionou uma estética rústica e ao mesmo tempo moderna.

O projeto mostra que diversos elementos podem coexistir, como a pintura por cima dos tijolos aparentes (foto: Ricardo Bassetti – JAM 360°)

4. Casa Moema

Para manter viva a memória do antigo imóvel, as arquitetas do escritório Tria Arquitetura decidiram descascar as paredes do projeto e deixar os tijolos originais expostos em toda a extensão da casa – da sala de estar ao jardim interno. A iluminação destaca ainda mais a escolha.


As paredes do imóvel foram descascadas para revelar os tijolos originais da construção (fotos: Julia Ribeiro – Casa Moema)

5. Casa de Campo – São Paulo

O projeto da Casa de Campo conta com tijolos aparentes na fachada, em todas as áreas sociais e de convivência – até mesmo no chão para indicar as áreas de passeio. O projeto foi concebido por Vanessa Féres Arquitetos Associados.

Os tijolos aparentes unem a residência à paisagem campestre (foto: Edu Castello – Casa de Campo – São Paulo)

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo