ALERJ debate a criação do Museu da Arquitetura Urbana no bairro do Catete

O tema é a proposta central do PL 3535/2021, que propõe a elaboração de um circuito que se tornaria referência para os estudos sobre o desenvolvimento urbano e arquitetônico carioca
0 Compartilhamentos
0
0
0

O museu a céu aberto pretende exemplificar a diversidade da arquitetura do Rio de Janeiro (Foto: Luis War/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

14/04/2021 | 17:00 — A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) reuniu sua Comissão de Cultura, no último dia 13, para discutir a criação do Museu da Arquitetura Urbana no bairro do Catete. O tema foi debatido em audiência pública e é a proposta central do PL 3535/2021, de autoria do deputado Luiz Paulo (Cidadania). A ideia do projeto é elaborar um circuito a céu aberto que englobe áreas da Glória, do Largo do Machado e do Flamengo, resultando em um trajeto repleto de paisagens e edifícios que exemplificam a diversidade da arquitetura da cidade.

O museu seria um centro de referência para os estudos sobre o desenvolvimento urbano e arquitetônico, além de servir como espaço para a manifestação cultural e tornar-se ponto de interesse para aqueles interessados no turismo histórico. Todas as áreas principais do trajeto seriam identificadas por placas e por um QR Code, que, quando escaneado pelo smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel, traria informações e detalhes daquele local.

“A criação de um museu a céu aberto, além de valorizar o panorama arquitetônico da faixa entre a Glória e o Flamengo – pautado pelo parecer de Lucio Costa – visa fomentar a democratização de um conteúdo histórico carioca que se parece tão inacessível, mas tão presente no cotidiano da cidade. A cultura pode e deve ser encontrada nas ruas, e o Museu tem uma função essencial nesse elo: pedagógica, ao dotar o indivíduo de conhecimento para com seu entorno de criação; e terapêutica, ao ensejar o afeto, o respeito e a defesa do patrimônio que o circunda”, destaca o deputado Luiz Paulo entre as justificativas do PL.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.