Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Ambientes para trabalho e descanso

Projeto Casa Butantã, do escritório LAB Arquitetos – Foto: Marcelo Kahn

Redação Galeria da Arquitetura

Ter um escritório dentro de casa está cada vez mais comum nos dias de hoje. Seja como home office ou ambiente de estudo e leitura, os escritórios residenciais devem unir praticidade – com espaços propícios à concentração – e um clima agradável. Para isso, a decoração pode ser a melhor aliada.

Projeto Residência Nando Reis, do escritório Estúdio Paulo Alves – Foto: Fernanda Petelinkar

Décor simples e familiar

A arquiteta Valéria La Terza, do escritório Lab Arquitetos, explica que na hora de decorar escritórios residenciais, o ideal é incluir objetos que transmitam a história pessoal do usuário, como recordações de viagens, fotos, álbuns, livros, revistas e quadros. Assim, cria-se uma atmosfera familiar, que instiga o relaxamento.

Projeto Casa Toblerone, do escritório studio mk27 – Foto: Nelson Kon

A decoração desses espaços é livre, porém, como geralmente são áreas menores, um estilo minimalista – sem muitos elementos visuais para distração – se encaixa melhor. Móveis inteiriços também ajudam a compor espaços simples e funcionais.

Inspire-se com nossa seleção de escritórios residenciais!

Mobiliário funcional

Mesas, cadeiras ergonômicas, prateleiras, gaveteiros e estantes – para a organização de materiais e livros – são indispensáveis. Poltronas e sofás podem ser utilizados nas pausas durante o trabalho. “Se o espaço apresentar uma janela, a bancada pode ser disposta de modo a oferecer ao morador visão da área externa, detalhe que, estimula a inspiração e, consequentemente, a produtividade”, acrescenta a arquiteta.   

No caso do projeto arquitetônico da Casa Butantã, Valéria explica que o local destinado ao escritório residencial era uma área de circulação dos quartos, com formato bem linear. “Executamos uma grande bancada junto ao guarda-corpo da escada e, na parede de trás, colocamos perfis metálicos que apoiam livros e outros objetos”, descreve. “Nós transformamos um espaço sem uso em um ambiente acolhedor, que atende toda a família”, complementa. 

Projeto Estúdio 4X4, do escritório Teresa Mascaro Arquiteta – Foto: Cristiano Mascaro

Luz e natureza

De acordo com Valéria, ‘uma boa luminária também é fundamental’. A iluminação nesses ambientes deve ter intensidade que não prejudique a vista e nem relaxe demais o morador. Luminárias pendentes ou de mesa são boas opções, pois focam o espaço em que o usuário passa a maior parte do dia.

As plantas também são bem-vindas nesses espaços, pois trazem a natureza e o frescor para dentro do ambiente.

Projeto Oscar Freire, do escritório GF Projetos – Foto: Julia Ribeiro

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo