Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Antiga fábrica de cimento vira atelier de arquitetura


Ricardo Bofill encontrou uma fábrica de cimento abandonada, que abrangia um complexo industrial a partir da virada do século com mais de 30 silos, galerias subterrâneas e enormes salas de máquinas. O arquiteto, então, decidiu transformá-lo em sede do Taller de Arquitectura.

 

O processo de transformação da fábrica para o estúdio começou com a destruição, demolição de inúmeros elementos e estruturas da antiga planta industrial, revelando formas ocultas anteriormente, como uma obra de escultura em concreto.


Oito silos permaneceram e tornaram-se escritórios, um laboratório de modelos e arquivos, uma biblioteca, uma sala de projeções e um grande espaço conhecido como "A Catedral", utilizado para exposições, shows e inúmeras funções culturais ligadas às atividades profissionais do arquiteto.

 

O projeto abriga, ainda, um ambiente privilegiado de trabalho, escritório e grande estúdio de plano aberto, sala de reunião isolada e uma residência privada para Ricardo Bofill em meio a jardins exuberantes.

 

Que tal um escritório como este?


Crédito/fonte da foto: Richard Powers
Fonte do post: Ricardo Bofill Taller De Arquitectura

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo