Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Ao girar 360°, casa é iluminada naturalmente


Uma casa de veraneio localizada em um terreno na floresta de New Paltz, nos Estados Unidos, é estruturada com um domo de madeira que otimiza a entrada de luz natural, tanto pela forma quanto por seu mecanismo, que faz a edificação girar em até 360°. Portanto, por diversos ângulos da residência é possível obter iluminação solar


A casa foi construída através do uso de tecnologias de pré-fabricação da empresa francesa DomeSpace e foi desenvolvida pelo designer Patrick Marsili. A montagem no local levou três meses. A cúpula é composta por materiais orgânicos como o cedro, o bambu e o calcário. Além disso, conta com um sistema peculiar: uma plataforma que faz a casa girar inteiramente para intensificar o aproveitamento de luz e calor, ou mesmo de sombra. Com o simples toque de um botão é possível posicionar a casa de modo que suas aberturas fiquem direcionadas para o melhor sentido do sol.


A casa redonda conta com dois pavimentos e quase não possui paredes internas. A estrutura central torna os ambientes arejados e claros. As paredes foram revestidas de madeira e o pé-direito em forma de arco contribui com a sensação de aconchego.

 

O espaço interno possui 700 m² de área construída, divididos em três quartos, dois banheiros, cozinha e sala, uma biblioteca e um escritório. As grandes janelas curvas também são destaque – junto à planta aberta, criam a ilusão de extensão da propriedade.







Crédito/fonte da foto: Arquitetura sustentávelSustentArqui
Fonte do post: Arquitetura sustentávelMuda ArquiteturaSustentArquiAgência AddressNoticias CNC

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo