Apaixonados por Arquitetura: o maior movimento da arquitetura de 2020

Tudo sobre o “Apaixonados por Arquitetura”, evento on-line com grandes nomes do mercado que ofereceu muito conteúdo, inspiração e networking
0 Compartilhamentos
0
0
0

 
Texto: Vitória Oliveira

Nos dias 07 e 08 de outubro aconteceu o “Apaixonados por Arquitetura”, o maior movimento da arquitetura de 2020. O evento on-line foi uma realização da Galeria da Arquitetura em parceria com a Revista PROJETO e reuniu 8 grandes escritórios, muito conteúdo e inspiração.

Com transmissão ao vivo, o novo formato foi um sucesso de audiência. Foram 5.269 inscritos, cerca de 2.400 participantes ao vivo, e mais de 6.500 visualizações no YouTube.

Participaram:

·         Angelo Bucci (spbr arquitetos)

·         Arthur Casas (Studio Arthur Casas)

·         Luiz Eduardo Indio da Costa (Indio da Costa A.U.D.T)

·         Fernando Forte %20 Lourenço Gimenes %20 Rodrigo Marcondes Ferraz (FGMF Arquitetos)

·         Marcio Kogan %20 Diana Radomysler (studio mk27)

·         Fernanda Barbara %20 Fábio Valentim (UNA barbara e valentim)

·         Miguel Pinto Guimarães (MPG Arquitetura)

·         Sávio Jobim (Triptyque Architecture)

Cada palestrante expôs seus principais projetos, suas referências e influências. Ao final de cada conversa, Evelise Grunow (Editora Executiva da Revista PROJETO) e Fernanda Strazzacappa (Gerente de Conteúdo da Galeria da Arquitetura) mediaram a seção de perguntas e respostas aberta ao público.

COMO FOI O PRIMEIRO DIA DE LIVES

Angelo Bucci, Arthur Casas, Indio da Costa e o trio Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz abriram o primeiro quadro de palestras, no dia 07 de outubro. Clique na imagem e assista à gravação

O escritório que abriu o evento foi o spbr arquitetos, com Angelo Bucci, que detalhou os trabalhos desenvolvidos recentemente por toda a equipe e comentou sobre o processo de criação (do início à conclusão do projeto).

“Tudo começa na hora de documentar os primeiros desenhos que entram no plano de projetar uma obra. É importante lembrar que o projeto é a forma do arquiteto registrar como os briefings vão se desenrolando. O trabalho final acaba sendo a construção de um entendimento livre sobre determinado plano”, explica.

Em seguida, foi a vez de Arthur Casas contar sobre sua abordagem no universo da arquitetura – incluindo a construção e o design de interiores –, e mencionar o conceito de Gesamtkunstwerk (em português: “obra de arte total”).“Eu acredito que as áreas vão desde o desenho do objeto até o urbanismo, passando por todos os elementos. Tudo o que se refere à estética (do lar, do trabalho, da arquitetura e do design) tem relações entre si. É isso que eu prego durante 30 anos de trabalho”, afirma.

O terceiro bate-papo do dia foi com Indio da Costa, que mostrou uma seleção de projetos atuais e falou sobre sua paixão pela profissão. “Paixão não se explica. A arquitetura foi uma forma natural de personalizar alguma coisa que simplesmente me dava prazer. A primeira condição para você seguir essa profissão é realmente gostar do que faz”, diz o arquiteto.

E, para finalizar o primeiro dia do encontro, teve a live do escritório FGMF, conduzida por Rodrigo Marcondes Ferraz. O arquiteto explicou a atuação da equipe e os tipos de projeto que costumam idealizar. Além disso, abordou o procedimento desde a concepção de interiores à construção completa.

Não conseguiu participar ao vivo? Assista à gravação na íntegra!

SEGUNDO DIA DO “APAIXONADOS POR ARQUITETURA”

Todos os arquitetos apresentaram seus projetos mais recentes. Clique na imagem e assista à gravação

No dia 08/10, Marcio Kogan e Diana Radomysler (studio mk27) deram início ao ciclo de lives. Os arquitetos apresentaram uma seleção de projetos recentes e usaram a madeira como fio condutor da apresentação, destacando o material na maioria de suas obras arquitetônicas e peças de design.

Fernanda Barbara e Fabio Valentim, titulares do UNA barbara e valentim, deram sequência ao evento. Eles contaram sobre a nova fase do escritório, os diferentes tipos de projeto e a importância da região para cada obra.

Depois, Miguel Pinto Guimarães, do MPG Arquitetura, destacou sua trajetória e enfatizou que a arquitetura deve ser pensada para o bem da coletividade. “A boa arquitetura é sustentável. Nós, arquitetos, temos compromisso com a boa arquitetura e com o viver bem – algo que o empreendedor imobiliário nem sempre oferece. Nós buscamos o melhor de cada espaço e, no final, conquistamos uma liberdade para projetar que não tem preço”, afirma.

Sávio Jobim, diretor de criação da Triptyque, fechou as lives com grandes projetos nacionais e internacionais que exaltam a natureza como protagonista dos espaços. Falou, ainda, sobre a madeira na estruturação dos projetos do escritório.

“A Triptyque tem 20 anos e é extremamente curioso ver como o processo das construções tradicionais (concreto e aço) mudou ao longo dos anos. Anteriormente, a sustentabilidade era algo tão distante que a evolução foi o grande desafio. E hoje, a biofilia está muito ligada ao processo de incorporação e é considerada um elemento primordial da arquitetura”, finaliza.

Não conseguiu assistir ao vivo? Assista à gravação na íntegra!

LIVES PATROCINADAS 

Passado o evento principal, realizado nos dias 07 e 08 de outubro, o Apaixonados por Arquitetura começou sua segunda fase: foram cinco dias e 11 lives-satélites com outros arquitetos, projetistas e patrocinadores do evento. Dentre os temas foram abordados aspectos técnicos e de produtos. Cada patrocinador fez uma apresentação de, aproximadamente, 40 minutos e, em seguida, respondeu as dúvidas do público ao vivo.

Foram 1.429 inscritos, 1.304 participantes e mais de 2.640 visualizações no YouTube. As gravações estão disponíveis no YouTube da Galeria da Arquitetura.

Não conseguiu participar ao vivo? Veja a programação completa e assista às gravações.

15/10 – Assista à gravação

·         Soluções para portas: tendências & novas tecnologias |Assa Abloy | La Fonte

·         Película de segurança em boxe de vidro é um item opcional? | Divinal Vidros

·         Piscinas: A importância da especificação técnica | Belamari

 

16/10 – Assista à gravação

·         Tendências de paisagismo e design de prédios | Cerâmica Atlas

 

19/10 – Assista à gravação

·         Design, acústica e sustentabilidade na arquitetura | Knauf AMF

·         O poder transformador da acústica nos ambientes contemporâneos | FlexAcustic

 

20/10 – Assista à gravação

·         Neuroarquitetura: Como os ambientes afetam as nossas emoções? | Roca Cerámica

·         Acabamentos e proteção elétrica em sua residência | Schneider Electric

·         Tendências em vidros para o segmento residencial | Guardian

 

21/10 – Assista à gravação

·         Brises e painéis perfurados: Como esses elementos influenciam na eficiência das edificações? | Sulmetais

·         Inspirações e tendências para criação de uma nova coleção | Cerâmica Villagres

FUTURO

Com o sucesso do primeiro Apaixonados por Arquitetura – que foi idealizado especialmente para esse momento de isolamento social que vivemos – a Galeria da Arquitetura e a Revista PROJETO já começam a planejar a segunda edição. “Preparamos tudo com muito carinho e a repercussão nos surpreendeu de forma positiva. Estamos muito felizes e pensando nos próximos passos”, conta Fernanda Strazzacappa, gerente de conteúdo da Galeria da Arquitetura. “Com certeza teremos novidades em breve e as consequências desse movimento maravilhoso. Temos grandes referências na arquitetura brasileira. Nomes não nos faltarão e nem paixão por arquitetura”, completa Fernando Mungioli, Publisher da Revista PROJETO. 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.