APCA 2020: Conheça os premiados na categoria “Arquitetura”

Estação Antártica Comandante Ferraz, desenvolvida pelo Estúdio 41, foi reconhecida pela associação como o melhor projeto de arquitetura
0 Compartilhamentos
0
0
0

Estação Antártica Comandante Ferraz teve sua construção finalizada em janeiro de 2020 e abriga 60 pesquisadores (Imagem: Divulgação/Estúdio 41)

Texto: Vinícius Veloso

19/01/2021 | 17:10 — A Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) divulgou na noite de ontem (18) a lista com os vencedores de sua tradicional premiação anual. Na categoria “Arquitetura”, a Estação Antártica Comandante Ferraz foi reconhecida como o melhor projeto. Concebida pelo Estúdio 41, a edificação abriga 60 pesquisadores e tem 17 laboratórios. Inaugurada em 2020, substitui a antiga base brasileira no polo sul — que sofreu com um incêndio em 2012.

A APCA premiou também a Marcha à Ré, de Nuno Ramos e Teatro da Vertigem, na subcategoria “Fronteiras da arquitetura”. Trata-se de uma intervenção realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, que homenageou as vidas perdidas para a Covid-19. Já o padre Júlio Lancellotti, responsável por trabalhos sociais na capital paulista, venceu a subcategoria “Urbanidade”. O formato de entrega dos troféus e a data da cerimônia ainda não estão definidos.

O prêmio APCA

Desde 2010, o prêmio APCA conta com a categoria “Arquitetura”. Neste ano, o júri foi composto por: Abilio Guerra, Fernando Serapião, Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kogan, Guilherme Wisnik, Luiz Recaman, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira de Camargo, Nadia Somekh e Renato Anelli.

Além da arquitetura, a associação também reconhece os trabalhos que mais se destacam em outras nove áreas: artes visuais, cinema, literatura, moda, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão. Entretanto, devido à pandemia, excepcionalmente nesta edição houve uma redução na quantidade de categorias.

Estação Antártica Comandante Ferraz

O projeto da Estação Antártica Comandante Ferraz propõe uma arquitetura elevada em quase sua totalidade, sendo que apenas as áreas técnicas e a garagem tocam o solo. Suas estruturas principais são em aço de alta resistência contra a corrosão e o clima extremo. Já os compartimentos internos são módulos com medidas semelhantes a contêineres.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.