ARQLIQ arquitetura vence concurso do Museu dos Emboabas, em Minas Gerais

O equipamento cultural será construído para preservar a história do município de Caeté, em Minas Gerais, e da Guerra dos Emboabas
0 Compartilhamentos
0
0
0

O Museu dos Emboabas ficará na região central de Caeté (Foto: Divulgação/ARQLIQ arquitetura)

Texto: Vinícius Veloso

02/08/2021 | 15:30 — O escritório ARQLIQ arquitetura, em parceria com a arquiteta Laila Bentes e colaboração de Giulia Sgarbi e Márcio Motta, ganhou o concurso promovido pela prefeitura de Caeté (MG) para seleção de projeto do Museu dos Emboabas. O equipamento cultural, que será construído em um terreno de 646,30 m², na região central da cidade, preservará a história do município e da Guerra dos Emboabas — conflito que começou em Caeté e se expandiu pelo país. Segundo o edital do certame, os vencedores serão premiados com cerca de R$ 222 mil.

“Conceber um museu é construir uma memória que possa ser percorrida, é convidar as pessoas a aprender sobre o passado e ajudar a escrever um futuro”, escreveu o ARQLIQ arquitetura em seu site, comentando que a construção de um equipamento cultural sobre o município de Caeté e a Guerra dos Emboabas é uma grande oportunidade para convidar o público a refletir sobre o território e a história, despertando uma visão crítica do tema.

O projeto

O Museu dos Emboabas contará com diversos pavimentos, sendo que no térreo estará a entrada para o público e uma praça que pode receber feiras, encontros e eventos culturais. Já no subsolo, ficará o auditório e a área administrativa, com acesso exclusivo para os funcionários e um foyer para a realização de eventos. Acima da praça, um pavilhão vazio terá painéis móveis que possibilitarão exposições de variados portes e caráteres. O corpo dessa área é composto por um grande bloco de estrutura metálica e vidro, combinação que favorece a entrada da luz e da ventilação. Por fim, no último andar, ficarão a biblioteca e o café.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.