Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Arquitetura à moda antiga

Com desenhos inteiramente feitos a mão, sem utilizar nenhum programa digital, um projeto da arquiteta Iñaki Aliste Lizarralde reúne plantas baixas de vários filmes e programas de televisão. Todas feitas em cartolina com marcadores a tinta e lápis de cor.

Para quem quiser comprar uma planta original, especialmente feita para o comprador, basta entrar em contato por e-mail*¹ com a própria arquiteta. Veja alguns exemplos de casas de filmes de séries:


The Simpsons


A série “The Simpsons” é exibida desde 1989 e retrata as aventuras satíricas de uma família da classe trabalhadora que mora na desajustada cidade de Springfield. A arquiteta produziu as plantas baixas da casa da família Simpson em uma versão à mão com desenhos planos, em escala, colorida a canetas coloridas e com detalhes cheios de móveis e complementos.

 

Iñaki afirma que, obviamente, a série animada não é o melhor exemplo em termos de coerência na concepção de cenários e fundos e, sendo assim, pode estar incompleta.


UP



O filme “Up – Altas Aventuras” mostra a comovente história de Carl Fredricksen, um senhor viúvo que tenta voar com sua casa para o Paraíso das Cachoeiras, na América do Sul, juntamente com um escoteiro que, acidentalmente, decolou com ele. Para que ficasse o mais próximo do real, os designers fizeram uma casa tão pequena quanto possível e, como resultado, o interior da casa acaba sendo maior que o exterior.

 

Ao fazer as plantas baixas, a arquiteta tentou conciliar esta diferença entre o interior e o exterior. Seguindo o projeto conceitual do filme, Iñaki ampliou e simplificou inúmeros elementos no desenho.


Bonequinha de Luxo

 

Sucesso da década de 1960, o filme “Bonequinha de Luxo” retrata uma jovem socialite de Nova York que se interessa por um jovem que se mudou para seu apartamento. A planta feita à mão por Iñaki é um desenho plano, em escala, colorida com canetas e com detalhes completos de móveis e complementos.

 

Mesmo sendo uma representação de uma casa quase vazia, com poucos móveis e com bastante espaço em muitas partes, a arquiteta incluiu alguns elementos icônicos do longa, como o sofá, o telefone preto em cima da mala, a máscara de cílios próxima a cama e até mesmo o cobertor vermelho de Harvard na cama.


The Big Bang Theory



Desde 2007, a série “The Big Bang Theory” provoca risadas em seus expectadores. O seriado conta a história de uma mulher que se muda para um apartamento em frente ao hall de dois físicos brilhantes, mas socialmente inexperientes, e que lhes mostra um pouco da vida fora do laboratório.

 

A planta é baseada nos apartamentos dos personagens Sheldon, Leonard e Penny. O projeto foi feito pela arquiteta de acordo com o apartamento "real", respeitando os espaços, proporções, móveis e objetos presentes no conjunto. Iñaki também levou em consideração que alguns conjuntos mudaram ao longo das temporadas, e misturou várias delas na planta baixa.


Crédito/fonte da foto: Iñaki Aliste Lizarralde
Fonte do post: Fala CulturaIñaki Aliste Lizarralde

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo