Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Arquitetura inovadora de São Paulo


Caminhar por São Paulo é ter a certeza de descobrir coisas interessantes a cada virada de esquina! A cidade evolui de tempos em tempos, assim como sua rica arquitetura, e cada projeto tem seu charme e sua identidade.

A capital paulista é um exemplo a ser seguido de inovação arquitetônica: suas linhas, curvas, formas e toques são o design que moldam a cidade de pedra, onde cada construção marca presença com suas mudanças ao longo do tempo e seu progresso exuberante.

Separamos uma lista especial da arquitetura inovadora de São Paulo. Veja se não vale a pena arrumar um tempinho na agenda e apreciar pessoalmente!

 

Edifício Vitra

A parceria entre os arquitetos Daniel Libeskind e Pablo Slemenson, do escritório Pablo Slemenson Arquitetura, resultou no luxuoso edifício residencial de 14 apartamentos no Itaim Bibi. O projeto ficou concluído em 2015 e tem o design inovador como diferencial.


Edifício Corujas

Com o formato de modernos cubos espelhados e grande integração com a natureza, o Edifício Corujas é um projeto arquitetônico assinado pelo escritório FGMF Arquitetos. Localizado na Vila Madalena, o empreendimento comercial une trabalho e diversão em uma paisagem paulista circundante.


Edifício 360°

O escritório Isay Weinfeld Arquitetura implantou no Alto da Lapa um projeto comercial com fachadas dinâmicas que oferecem visão privilegiada da cidade de São Paulo. O Edifício 360° faz parte de construções humanizadas e voltadas para a sustentabilidade.


Hotel Unique

O arquiteto Ruy Ohtake projetou o Unique para ser único, e foi a Avenida Brigadeiro Luis Antônio que recebeu de presente a arquitetura engenhosa em forma de arco invertido, marcado por janelas circulares. 


Estar Móveis

Localizada na alameda Gabriel Monteiro da Silva, a estrutura metálica da Estar Móveis é composta de formas hexagonais e aberturas com fechamento em vidro. O escritório SuperLimão Studio projetou a fachada para lembrar uma colmeia – ela funciona como uma pele protetora e, mesmo de longe, destaca-se ora de maneira opaca, ora translúcida.


Harmonia 57

O escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture projetou na Vila Madalena um exemplo de construção com soluções simples e sustentáveis. O Harmonia 57 possui paredes duplas de concreto orgânico com furos que lembram ‘poros’ e recebem uma extensa vegetação, formando um lindo jardim vertical.


TOG Flagship

A primeira loja exclusiva da TOG Flagship foi também projetada pelo escritório Triptyque Architecture para que os clientes pudessem comprar, ler, criar e passar o tempo. Com fachada envidraçada e estrutura metálica pintada na cor branca, o projeto localizado no final da Faria Lima contou com a colaboração do designer francês Philippe Starck.


CasaE Basf

A primeira Casa de Eficiência Energética da BASF no Brasil foi desenvolvida pelo escritório Athié Wohnrath e utiliza diversas tecnologias que permitem economia de 70% no consumo de energia. Localizado em Campo Belo, o projeto arquitetônico é um perfeito modelo para a construção de novos empreendimentos que não agridam o meio ambiente. 


Rochaverá

As fachadas translúcidas, a automatização, a iluminação inteligente e a paisagismo tropical do Rochaverá o tornam um conjunto de edifícios com soluções sustentáveis em harmonia com as construções da grande metrópole. O escritório aflalo/gasperini arquitetos desenvolveu na marginal Pinheiros um empreendimento de grande ousadia arquitetônica.


Praça das Artes

Os arquitetos do escritório Brasil Arquitetura desenvolveram em parceria com Marcos Catum um dos grandes ícones arquitetônicos da capital paulista, o projeto Praça das Artes. Um projeto, que além de promover a requalificação urbanística no coração da cidade, ambiciona um caráter irradiador, transformando pouco a pouco os espaços degradados.


Bossa

Projetado arquitetonicamente por Marcelo Rosenbaum e Muti Randolph, o restaurante Bossa é um dos destaques da Alameda Lorena. Com sua imponente fachada de brises de madeira ecológica, conquista os olhares de quem passa.


Restaurante Tuju

O projeto inovador dos escritórios de arquitetura Garupa Estudio e vapor 324 quebra a barreira do limite entre o interior e exterior. É na Vila Madalena que a rua invade o restaurante, comunica-se com a praça dentro do terreno e convida as pessoas a ocupar as mesas ao lado de um belo e incomum jardim, planejado com frutas, flores e legumes.


Livraria Cultura

A livraria do século 21 foi projetada pelo escritório studio mk27 para ser voltada à vivência. Localizado no Shopping Iguatemi, a loja não só disponibiliza produtos para venda; também oferece total integração entre os leitores, salão com arquibancadas para leitura e até shows.