Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Arquitetura na ficção

                                                                                                                               Crédito: Reprodução/Warner Bros

Redação Galeria da Arquitetura

Muitos personagens de filmes ou seriados marcam nossas vidas. Às vezes como inspiração, outras como modelo do que ‘não ser’. Listamos alguns personagens arquitetos que possam, direta ou indiretamente, ter exercido influência sob profissionais que seguiram este mesmo caminho!

Dominick Cobb (Leonardo DiCaprio) e Ariadne (Ellen Page) - A Origem

                                                                                                                               Crédito: Reprodução/Warner Bros

A Origem tem em seus protagonistas dois arquitetos: Dominick Cobb (Leonardo DiCaprio) e Ariadne (Ellen Page). Apesar de ter sido um arquiteto talentoso, Dom Cobb virou um extrator de sonhos. Já Ariadne, estudante de arquitetura da École d'Architecture de Paris, entra para a equipe de extração de Cobb após ser abordada durante uma aula de seu professor Stephen Miles (Michael Caine), que, além de arquiteto, também é sogro de Dominick.

Michael Newman (Adam Sandler) – Click

                                                                                                                Crédito: Reprodução/Columbia Pictures do Brasil

Seja por ansiedade ou para passar por uma fase ruim, um fato é que todos nós já sonhamos alguma vez em viajar no tempo. Michael Newman (Adam Sandler), o arquiteto viciado em trabalho do filme Click, conseguiu essa façanha. Ao procurar um controle remoto universal para sua casa, acabou ganhando um controle que permite que ele troque de lugar, de época e de momento.

Ted Mosby (Josh Radnor) – How I Met Your Mother

                                                                                                                                       Crédito: Reprodução/CBS

Em um dos seriados de comédia de mais sucesso dos últimos tempos, o protagonista Ted Mosby (Josh Radnor) teve uma carreira completa na arquitetura. Trabalhou em um escritório para desenhar a nova sede de um banco, mas o projeto foi cancelado devido à crise, o que acarretou em sua demissão. Depois, o arquiteto decidiu abrir sua própria firma, mas foi à falência em pouco tempo. Cansado de tantos fracassos, Ted aceitou o que ele considerava ser o fim de sua carreira: virou professor de arquitetura. Enquanto lecionava, recebeu a notícia de que o banco seria construído com base em seu projeto. Após relutar em aceitar, Ted retomou o design da sede e se tornou o arquiteto mais jovem a projetar um arranha-céu em Nova Iorque.

George Monroe (Kevin Kline) – Tempo de Recomeçar

                                                                                                                          Crédito: Reprodução/New Line Cinema

George Monroe (Kevin Kline) pode entrar na categoria “gente como a gente”. Sempre pensando no trabalho, adiava constantemente seus planos e se afastava cada vez mais de tudo e de todos. Certo dia ele descobriu que estava com câncer e que teria pouco tempo de vida. Onde muitos veriam um motivo de tristeza, ele encontrou a chance de se redimir e se dedicou à realização de seu sonho: construir a própria casa. Daí, o arquiteto conseguiu retomar suas relações com a ex-esposa Robin (Kristin Scott Thomas) e seu filho Sam (Hayden Christensen). 

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo