Arranha-céu mais fino do mundo é inaugurado em Nova York

A proposta do novo edifício é imitar uma “onda quebrando suavemente”
0 Compartilhamentos
0
0
0

Além de mais fino, o prédio é o segundo mais alto do hemisfério Ocidental (Foto: Skyscraper Museum/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

14/04/2022 | 15:19 — O novo projeto do escritório de arquitetura SHoP Architects ganhou o título de prédio mais fino do mundo. Com 435 metros de altura, a torre residencial, que se afunila no pico, possui escala entre altura e largura de 24:1 — ou seja, a cada 24 metros de altura, 1 de largura.

O 111 West 57th Street, como é chamado, foi projetado ainda em 1925, mas a obra levou anos para sair do papel. Construído com o concreto de maior resistência no mundo, o edifício possui fachadas revestidas com azulejos de terracota, adornados com detalhes em bronze, para proporcionar destaque em meio ao Billionaires’ Row — um conjunto de arranha-céus residenciais ultraluxuosos, construídos ou em desenvolvimento, dispostos próximos uns dos outros ao longo do extremo sul do Central Park —, em Manhattan.

O verdadeiro destaque da obra está nos blocos sequenciais, empilhados em um padrão regressivo: quanto maior o andar, menor a quantidade de blocos no topo — o que garante o posto de edifício mais fino do mundo. “Os elementos da fachada criam aspectos distintos que mudam drasticamente quando visto em diferentes luzes e distâncias”, comentam os arquitetos do SHoP Architects.

A porção interior, por sua vez, foi projetada pelo Studio Sofield. A equipe responsável adicionou ao prédio uma piscina de 25 metros, uma sala de jantar privativa superluxuosa e uma academia dupla, além de amenidades como saunas e SPAs, decorados em um estilo glamoroso, em referência à Idade de Ouro pré-guerra nos EUA, segundo o escritório.

A torre possui um apartamento duplex por andar — que totalizam 46 unidades em 84 andares. E o conselho dado pelos projetistas é de não se deixar levar pela finura: um dos maiores apartamentos do edifício possui 240 metros quadrados.

O 111 West 57th Street fica em uma localização privilegiada, com vista central para o Central Park. Além de mais fino, o prédio é o segundo mais alto do hemisfério Ocidental.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.