Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Arte e cultura para todos

Muitas pessoas e entidades se movem para promover e levar mais cultura a regiões que não têm muitas opções de entretenimento. Separamos algumas ações e estruturas de cinema, teatro e música itinerantes que já levaram cultura para o Brasil e para mundo, veja:

1 - O arquiteto japonês Arata Isozaki e o escultor britânico Anish Kapoor criaram juntos uma sala de concertos portátil e inflável para uma turnê que aconteceu no Festival de Lucerna em2013, no Japão. O projeto da estrutura – chamado de Ark Nova – foi idealizado depois do grande terremoto que ocorreu em 2011, para ser visto como o símbolo de recuperação do desastre.

Crédito: Blog da Fal

Crédito: Blog da Fal

Crédito: Blog da Fal

Crédito: Blog da Fal

Crédito: Blog da Fal

2 – Recentemente o CCR Metrô Bahia trouxe para a cidade o projeto Cine em Cena Brasil, com sessões gratuitas de filmes nacionais e internacionais para o público de todas as idades, que aproveitaram a programação com títulos em 3D.

Crédito: Jornal Grande Bahia

3 – Vira e mexe em São Paulo acontece o Slowmovie. Não é muito divulgado, porém, bem organizado e com bastantes atrações interessantes. O evento conta com picnics, shows, oficinas, arena de esportes e filme. Das projeções que já foram apresentadas estão na lista: E.T. – O Extraterrestre, Cinema Paradiso, Bagdad Café, Thelma & Louise, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, entre outros.

Crédito: Respire Cultura

Crédito: Respire Cultura

Crédito: Respire Cultura

Crédito: Respire Cultura

4 – O Cinema Móvel, um projeto da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), passa filmes em uma perua Kombi. Adaptada com projetores, tela de exibição, mesa de som, leitores de DVDs, cadeiras, e outros equipamentos, a Kombi exibe filmes em espaços abertos sem a necessidade de ingressos para assistir.

Crédito: O Vale

5 – O projeto Teatro a Bordo coloca um caixote em um caminhão, o transforma em palco e exibe peças de teatro gratuitas para a população. As apresentações mostram pitadas da cultura brasileira, em tons de humor e palhaçadas.

Crédito: Catraca Livre

6 - O projeto Teatro Itinerante ‘Um Caminhão para Jorge Amado’ trouxe para os municípios de Santo Amaro, Camaçari, Candeias, Salvador e Lauro de Freitas apresentações teatrais gratuitas.