Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

As principais opções de software para arquitetura

Verdade seja dita: os softwares criados para atender arquitetos e designers de interiores surgiram e evoluíram apenas nos tempos mais recentes.

Outra constatação: para quem ingressa no mercado agora – e até mesmo para os mais experientes – fica cada dia mais difícil imaginar a profissão sem o apoio dos programas eletrônicos.

O fato é que essas ferramentas tornaram-se indispensáveis de tal modo que facilitam todas as ações de desenvolvimento do projeto, influenciando diretamente na qualidade e segurança do resultado final.

Seja você iniciante ou não, aqui vai uma relação das principais opções de softwares para
arquitetura.


AutoCAD®


Talvez a mais conhecida plataforma para desenvolver projetos na área de engenharia industrial, em razão da facilidade de uso na representação de desenhos arquitetônicos. O AutoCAD® 2015 tem uma interface refinada e atualizada, com novas ferramentas que otimizam o tempo, como a Página Nova Guia (abre os desenhos novos e existentes, além de ampla seleção de elementos do projeto), Visualização do Comando (reduz o número de comandos “Desfazer”, ao permitir avaliar o potencial das alterações de comando – “Deslocamento”, “Concordância” e “Aparar”), entre outras.


ArchiCAD
Para muitos é o software CAD/BIM mais completo e avançado do mercado. Pioneiro no conceito Virtual Building, permite modelar e documentar um edifício inteiro em 3D (também atende projeto em CAD 2D, 3D e maquete eletrônica). Interliga automaticamente plantas, elevações e perspectivas à um arquivo central, que armazena todas as informações sobre o projeto. Criado pela empresa Graphisoft, o programa tem várias outras funcionalidades, como uma biblioteca que pode ser customizada e adaptada às necessidades do usuário.


Revit
Trata-se de um sistema mais evoluído que o AutoCAD® porque funciona com o sistema BIM, que dá mais precisão na elaboração dos desenhos. Mais do que permitir uma representação gráfica do projeto, viabiliza o protótipo dentro do próprio computador. Sua utilização, no entanto, é mais complexa e gera maior tempo de adaptação e mais conhecimento do desenho e das técnicas construtivas. 


Projetos em 3D: SketchUp

Referência em software para apresentação de projetos em 3D, chega ao mercado já na versão 2015 (SketchUp Pro 2015). Conta com recursos mais assertivos para desenho e criação. É, ainda, compatível com as plataformas DWG.


Projetos em 3D: ZWCAD


Popular ferramenta CAD compatível com o formado DWG, DXF, DWF e DWT. A Versão ZWCAD+ 2015 oferece novas funcionalidades, como o Superhatch, que permite operar com vários tipos de objetos e utilizá-los como um padrão (blocos, referências externas – XREF’s – e imagens raster), aumentado as possibilidades para o preenchimento de espaços vazios no desenho, que antes eram limitadas a padrões de texturas pré-definidos.

Também permitirá integrar imagens do Google Earth, além de contar com novo comando de modelagem 3D LOFT e SWEEP.


Projetos em 3D: 3DS MAX®


Um dos melhores programas para a criação de imagens de arquitetura 3D fotorrealista. Muito versátil, faz modelagens, animações, simulações, renderizações e gráficos animados. Destaca-se, também, pelo desempenho acelerado e por aumentar a produtividade geral do trabalho em projetos complexos de alta resolução.


Outros softwares em 3D

Outros sistemas de software para arquitetura muito utilizados são o PROMOB – ideal para projetos de interiores, permite criar e observar em 3D como uma sala, quarto ou cozinha planejada irá ficar –, LUMIONR 3D (possibilita texturizar, iluminar e inserir todos os móveis internos e externos, vegetação, carros e pessoas, gerando as imagens até mesmo em vídeo) e o ARMEDIA, esse sem dúvidas um dos mais impressionantes, à medida que funciona pela tecnologia de realidade aumentada.


Fonte do post: Autodesk, Bimbon, Mundo Geo, 44arquitetura, JR Rio e Armedia
Crédito das fotos: Divulgação

Comentários (1) -

  • Guilherme F.

    29/01/2015 16:54:39 | Reply

    Faltou falar do ArchiCAD, muito superior ao Revit na minha opinião!

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo