Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Assentos urbanos: funcionalidade e beleza nas ruas

Redação Galeria da Arquitetura

Os bancos públicos ganharam novas funções nas grandes cidades, além de oferecerem descanso às pessoas. Para reinventar a interação com as paisagens urbanas, novos modelos vêm surgindo para aliar conforto, praticidade na conservação e design diferenciado.

Vaja abaixo alguns assentos públicos curiosos e inusitados que selecionamos. Eles realmente aguçam a vontade de descansar durante uma caminhada!

1. Ecológico

Feito de madeira, este banco da cidade de Portland (EUA) é totalmente flexível, pois pode ser montado e desmontado a qualquer momento. Porém, o que mais chama a atenção é a parte de trás da estrutura curva, criada pelo escritório de design Dis-section. Nela existem alguns vãos preenchidos com mudas de gramas que criam um efeito fantástico.

Créditos fotos: http://sustentarqui.com.br/

2. Prático

O mobiliário criado pelos designers holandeses Carmela Bogman e Rogier Martens fica preso ao chão e, quando acionado através de seu sistema hidráulico, se projeta para fora formando mesas e bancos com altura ajustável. Assim, quando necessário, o objeto mantém a calçada de Utrect, na Holanda, absolutamente livre.

Créditos fotos: http://rodrigobarba.com/

3. Confortável

O espaço conhecido como Jardim Móvel das Oliveiras no Cais do Sodré, em Lisboa, recebeu no começo deste ano, uma exposição de mobiliário urbano. Nela, foram apresentados bancos em formato de gaivota, posicionados para que as pessoas pudessem contemplar o rio Tejo.

Créditos fotos: http://www.publico.pt/

4. Multifuncional

Além de assento, este banco de concreto acompanhado por uma barra de aço – também serve como bicicletário. Apesar de não parecer muito aconchegante, pois não tem encosto, ele é extremamente útil.

Créditos fotos: http://wlpbrasil-materiais.blogspot.com.br/

5. Engenhoso

Denominada como Rollinh Bench e desenvolvida pela empresa coreana Sungwoo Park, a peça apresenta uma solução extremamente simples para assentos molhados. Com a manivela, é possível girar os lados do objeto e deixar a parte seca disponível e pronta para ser usada. 

Créditos fotos: http://blog.futonstorenyc.com/

6.  Durável

Por ser feito de granito, este banco localizado na província de Alicante, na Espanha, é ideal para ser utilizado ao ar livre. O material é resistente à geada, abrasão, ao vandalismo e ao impacto.