Atelier 1901 abre inscrições para concurso voltado a arquitetos e estudantes

Projetos deverão apresentar propostas para revitalização de uma área nobre do Clube Curitibano, o maior clube social da capital paranaense
0 Compartilhamentos
0
0
0

A área que será revitalizada tem 600 m² (Foto: Marcelo Krelling)

Texto: Vinícius Veloso

05/03/2021 | 15:00 — O Atelier 1901 está realizando concurso que tem como objetivo a revitalização de uma área nobre do Clube Curitibano, o maior clube social da capital paranaense. Abertas até 15 de março, as inscrições são restritas a arquitetos e estudantes de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os profissionais já formados devem ter concluído o ensino superior há, no máximo, quatro anos, e aqueles que ainda frequentam a universidade podem estar em qualquer período da graduação em arquitetura e urbanismo.

A direção e os sócios do clube serão os responsáveis por eleger a melhor proposta, que renderá premiação de R$ 10 mil para o seu autor. O trabalho vencedor também será incubado pelo Atelier 1901 durante o período de desenvolvimento dos projetos.

As inscrições permanecerão abertas até 15 de março, no site do escritório. Após encerrada essa etapa, os participantes terão acesso ao estudo de viabilidade — elaborado pelo Atelier 1901 — e poderão iniciar a maratona criativa que definirá as primeiras propostas. Os trabalhos serão submetidos a uma pré-seleção, que escolherá aqueles que seguem para a fase final. Antes da decisão, uma série de workshops técnicos, realizados pelos patrocinadores do concurso, ajudará os arquitetos e estudantes no refinamento dos projetos. A divulgação do resultado está prevista para 26 de abril.

A iniciativa conta com o apoio das empresas: Cebrace Vidros, DecoreA, Hettich do Brasil, Hidroforma, Rocha & Barros Advogados Associados e Tintas Verginia.

A área que será revitalizada

Em desuso há alguns anos, a área com mais de 600 m² fica na sede Getúlio Vargas, no bairro Água Verde, em Curitiba. O espaço, chamado de Centro de Integração, costumava receber mais de 5 mil pessoas antes da pandemia. O local foi alvo de um estudo de viabilidade, elaborado pelos incubados do Atelier 1901, que apresenta propostas inovadoras de uso. Esse estudo, que considera o cotidiano dos sócios e o entorno do clube, será a base do concurso.

O Atelier 1901

O Atelier 1901 é uma incubadora para arquitetos e urbanistas recém-formados. Fundado em Curitiba em novembro de 2019, já facilitou o ingresso no mercado de 77% dos seus incubados, seja com negócios próprios ou como contratados por escritórios de arquitetura e construtoras.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.