Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Balkrishna Doshi é anunciado como ganhador do Prêmio Pritzker 2018

Aos 90 anos, o arquiteto Balkrishna Doshi é o 45° ganhador do Prêmio Pritzker (foto: divulgação/VSF)

Texto: Lucas Barbosa

07/03/2018|15:00 – Com sua arquitetura poética e funcional, Balkrishna Doshi é anunciado como o 45° ganhador do Prêmio Pritzker – o Nobel da Arquitetura. O arquiteto de 90 anos está há mais de sete décadas em atividade e já trabalhou com grandes nomes da categoria, como Le Corbusier e Louis Kahn. Doshi é o primeiro arquiteto indiano a ganhar o prêmio.

Influenciado pelas culturas orientais, o arquiteto afirma que suas obras são uma extensão da sua vida, filosofia e sonhos tentando criar o tesouro do espírito arquitetônico. “Eu devo esse prêmio de prestígio ao meu guru, Le Corbusier. Seus ensinamentos me levaram a questionar a identidade e me obrigaram a descobrir uma nova expressão contemporânea regionalmente aceitável para um hábitat holístico sustentável”, completa.

Saiba mais sobre o Prêmio Pritzker

O Pritzker é o maior prêmio que um arquiteto pode receber. Criado pela família Pritzker em 1979, se baseia nos três princípios de Vitrúvio: solidez, beleza e funcionalidade. Os arquitetos brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha foram premiados em 1988 e 2006, respectivamente.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo