Belo Horizonte realiza consulta pública para concessão de áreas do Parque das Mangabeiras

A ideia do poder público é oferecer para a iniciativa privada, por um período determinado, alguns trechos do espaço verde
0 Compartilhamentos
0
0
0

Parque das Mangabeiras

A concessionária terá que requalificar as áreas mais populares do parque (Foto: Celso Santa Rosa/Prefeitura de Belo Horizonte)

Texto: Vinícius Veloso

22/11/2021 | 13:58 — Está aberta até o próximo dia 30 de novembro a consulta pública para recebimento de sugestões para o processo de concessão de alguns trechos do Parque Municipal das Mangabeiras. Inicialmente, o prazo para coleta das propostas seria encerrado em outubro, porém a Prefeitura de Belo Horizonte optou por prorrogá-lo. A ideia da administração municipal é oferecer para a iniciativa privada determinadas áreas do espaço verde por tempo determinado. Com isso, poderão ser realizadas melhorias na estrutura do local e estará garantida a preservação de um dos mais importantes patrimônios ambientais da cidade.

O processo de concessão é resultado da parceria entre a PBH Ativos S.A. e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Os vencedores da licitação terão a obrigação de requalificar as áreas mais utilizadas pelo público, como o pavilhão da praça das águas, o platô inferior do estacionamento, a ciranda de brinquedos e o parque esportivo. Todas as mudanças deverão atender às diretrizes de conservação ambiental presentes no Plano de Manejo já aprovado.

De acordo com a proposta de concessão, o pavilhão da praça das águas será transformado em um espaço com oferta de serviços de alimentação, além de fraldários e banheiros. No parque esportivo, as quadras passarão por reformas ou reconstruções para criação de novos ambientes onde serão praticadas diferentes modalidades, como vôlei de praia, basquete 3×3, escalada e futebol society. Também serão requalificados os vestiários e o setor administrativo.

Na ciranda dos brinquedos, a concessionária terá que construir banheiros com fraldários. Já para o estacionamento está prevista a instalação de sistemas de sinalização e de controle de acesso. O vencedor da licitação terá, também, a responsabilidade de conservar e limpar todos esses espaços, além de promover as atividades de manutenção. Porém, em contrapartida, poderá explorar financeiramente alguns serviços, como o aluguel das quadras esportivas ou de ambientes comerciais no interior do pavilhão, além da cobrança de tarifas no estacionamento.

O acesso ao Parque Municipal das Mangabeiras continuará gratuito, da mesma maneira que o uso das pistas de skate street e half pipe. Em dois dias da semana, obrigatoriamente, o parque esportivo terá que ser reservado sem custos para alunos de escolas públicas municipais.

O edital completo da concessão está disponível no site da Prefeitura de Belo Horizonte.

Parque das Mangabeiras

Localizado na zona sul de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras tem cerca de 2,5 milhões de metros quadrados. Considerado patrimônio cultural da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da América Latina, abriga 59 nascentes do Córrego da Serra — que fazem parte da bacia do Rio São Francisco. Habitado por diversas espécies da fauna e da flora, também oferece para os visitantes espaços de lazer, de convivência e de práticas esportivas.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.