Berlim planeja construção de distrito inteligente em antigo aeroporto

0 Compartilhamentos
0
0
0

Cerca de mil pequenas e grandes empresas também serão alocadas no empreendimento (Foto: Tegel Projekt GmbH, Macina/Reprodução)

Texto: Naíza Ximenes

18/08/2022 | 16:29 — A cidade de Berlim, na Alemanha, anunciou que o antigo aeroporto de Berlim-Tegel será reformado. O local, de mais de 200 hectares, será transformado no Schumacher Quartier, um bairro residencial que contará com um parque industrial de pesquisa para tecnologias urbanas, o Berlin TXL – Urban Tech Republic.

Serão construídas mais de cinco mil casas, acompanhadas de comodidades necessárias, como creches, escolas (com cerca de 2.500 alunos) e estabelecimentos comerciais. O parque industrial de pesquisa utilizará o ambiente para, além de fomentar a indústria, os negócios e a ciência, desenvolver e testar soluções de energia neutra e modelos de mobilidade, aplicados nas moradias.

Assim, além de abrigar uma série de cidadãos, o antigo aeroporto atuará como um local de testes de tecnologias urbanas. Os temas iniciais a serem implantados incluem o uso eficiente da energia, construção sustentável, mobilidade ecológica, reciclagem, controle de sistemas em rede, água limpa e aplicação de novos materiais.

Para desenvolver essa ciência, aproximadamente mil pequenas e grandes empresas — dentre startups, centros tecnológicos e instalações comerciais e industriais — serão acomodadas no ambiente, totalizando cerca de 20 mil funcionários. 

O projeto é da empresa estatal Tegel Projekt GmbH, encomendado pelo governo do estado de Berlim. Já o desenvolvimento e a gestão serão realizados pela Berlin TXL – Urban Tech Republic e Schumacher Quartier.

A conclusão da primeira fase de construção do distrito, bem como grande parte das reformas do edifício existente, está prevista para 2027. Ao comentarem sobre o projeto, as empresas afirmaram que o local será transformado em um ambiente compacto, de curtas distâncias e com uma via de acesso livre para transporte público, meios de transporte com opções de compartilhamento de bicicletas, carros e veículos elétricos. Além disso, o parque de inovação será conectado à rede superordenada de ciclovias e transportes públicos.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *