Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito (BAQ) abre inscrições

A BAQ, que procura reconhecer as melhores práticas de design e arquitetura contemporânea, aceitará inscrições de projetos até o dia 30 de setembro
0 Compartilhamentos
0
0
0

 Neste ano, o texto da BAQ será “Inflexões: Ver de Novo” (Foto:BAQ/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

22/06/2022 | 15:01 — A Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito (BAQ) está com as inscrições abertas para artistas que quiserem exibir seus projetos no evento. A exposição tem como propósito principal reconhecer as melhores práticas de design e arquitetura contemporânea — e, para isso, o júri determinou que o tema deste ano seria “Inflexões: Ver de Novo”. 

O conceito consiste em viabilizar uma mostra onde é possível observar situações de diferentes pontos de vistas, construindo pontes entre a arquitetura do passado, presente e futuro, segundo a comissão avaliadora. Só serão aceitos projetos publicados nos quatro anos anteriores à exposição. 

Os artistas têm até o dia 30 de setembro para inscreverem-se no evento, que acontece a cada dois anos, nos anos pares, desde 1978. A BAQ estará estruturada, como de costume, em três eixos: Concurso, Acadêmico e Cultural — e o debate principal será sobre a arquitetura em torno de viragens históricas (aquelas que geram questionamentos e demandam reflexões acerca do ser humano e sua atuação).

Esta será a 22ª edição da Bienal, que já soma mais de sete mil inscrições em todo o seu histórico. Neste ano, em específico, o processo de seleção considerará, ainda, a consolidação e o aprofundamento tanto de processos quanto de produtos nos projetos, a fim de manter a multiplicidade de perspectivas e práticas. 

Para isso, os participantes concorrem a cinco prêmios, setorizados por categorias de participação. Eles são:

Prêmio nacional — para projetos construídos no Equador;

Prêmio panamericano — para projetos construídos no continente americano;

Prêmio habitat e sustentabilidade — para projetos construídos em todo o mundo;

Prêmio de publicações — que considera as publicações feitas em todo o continente americano; e

Prêmio estudante medalha de ouro — para projetos acadêmicos de estudantes das faculdades e escolas de arquitetura do Equador.

Para inscrever-se, basta clicar aqui e acessar a plataforma do concurso. Os trabalhos que atenderem aos requisitos exigidos farão parte do processo de julgamento, da exposição do Concurso Bienal 2022, e serão publicados no Arquivo Digital BAQ, também disponível na plataforma.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.