Canadá elege projeto para a construção do Monumento Nacional LGBTQ2+

O Thunderhead, como foi batizado o monumento, ficará na capital Ottawa
0 Compartilhamentos
0
0
0


Nos arredores, os visitantes encontrarão espaços de apresentações, reuniões e áreas isoladas para reflexão (Foto: Tream Wreford/Canadian Heritage)

Texto: Naíza Ximenes

07/04/2022 | 16:12 — O projeto batizado de “Thunderhead” foi eleito o vencedor da competição para a edificação do Monumento Nacional LGBTQ2+, que será construído em Ottawa, no Canadá. A iniciativa é fruto dos esforços do Departamento de Patrimônio Nacional do país, do ministro canadense Pablo Rodriguez e da ministra das Mulheres e Igualdade de Gênero, Marci Ien.
Divulgado em parceria com o LGBT Purge Fund, o conceito do Thunderhead consiste em uma escultura de nuvens carregadas de trovoadas — que simbolizam a “força, o ativismo e a esperança” das comunidades LGBTQ2+ —, ornamentada com um azulejo espelhado na parte interior. As nuvens ficarão dentro de uma coluna.

A coluna, por sua vez, ficará na região central de um parque próximo do Rio Ottawa e do Precinto Judiciário. O monumento conta com um palco na porção exterior da obra, que tem o intuito de homenagear as vítimas das leis homofóbicas e transfóbicas que já vigoraram no Canadá. Para isso, inclusive, os idealizadores do projeto criaram um caminho repleto de informações, que conta a história de pessoas LGBTQ2+ no país.

Nos arredores, os visitantes encontrarão espaços de apresentações, reuniões e áreas isoladas para reflexão.
Para escolher a proposta vencedora, o comitê de seleção contou com a opinião pública, através de uma pesquisa online. Os participantes do Círculo Indigenista do Monumento e do Comitê de Consultoria do Monumento também deram feedbacks constantes no desenvolvimento do processo.
Para vencer a seleção, os participantes deveriam propor uma forma de expressar resiliência ao criar um espaço que, além de homenagear, também educasse aos visitantes — e, sobretudo, fosse inclusivo para a comunidade. 
O “Thunderhead” vem sendo projetado por uma equipe baseada em Winnipeg, que inclui Liz Wreford, Peter Sampson e Taylor LaRocque, do Public City, os artistas visuais Shawna Dempsey e Lorri Millan, e Albert McLeod, consultor da Indigenous and Two-Spirited People. A previsão é que a construção seja concluída em 2025.
0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *