Casa das Rosas passará por restauração

Com início agendado para o próximo dia 18 de outubro, as obras também ampliarão a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida
0 Compartilhamentos
0
0
0

Casa das Rosas

Serão investidos R$ 4,2 milhões no projeto (Foto: Diego Grandi/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

15/10/2021 | 13:44 — Edificação histórica localizada na Avenida Paulista, em São Paulo, a Casa das Rosas passará por um processo de restauração a partir do próximo dia 18 de outubro. Além de recuperar as características originais do casarão, as obras irão atualizar os sistemas hidráulico e elétrico, ampliar a acessibilidade para pessoas com restrições de mobilidade e aperfeiçoar o espaço para melhor receber os visitantes. Serão investidos R$ 4,2 milhões no projeto, sendo que 80% desse valor será proveniente do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça (composto por montantes arrecadados com multas e condenações judiciais). Já os outros 20% serão custeados pelo Governo do Estado. Os trabalhos devem durar dois anos.

A restauração foi aprovada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e será executada pelo Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, vencedor da licitação. Enquanto as obras acontecem, o acervo da Casa das Rosas será armazenado na sede da Poiesis, organização social responsável pela gestão do museu. Nesse período, a coleção permanecerá acessível para consulta via agendamento prévio. Já as atividades culturais que ocorrem no casarão serão redistribuídas, com algumas delas realizadas de maneira online, outras organizadas nos jardins da edificação e uma parcela dos eventos absorvida pelas instituições que compõem a Rede de Museus.

Uma das exposições que acontecerá nos jardins da Casa das Rosas será a mostra “Onde mora a esperança”. Em cartaz de 20 de outubro até o mês de dezembro, o evento apresenta 80 fotos que representam os lares ao redor do mundo, material que faz parte do acervo da instituição Habitat para a Humanidade Internacional. Segundo os organizadores, a exposição irá explorar a diversidade cultural, as diferentes habitações e os variados sentidos da palavra “casa”.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.