Casa Lutzenberger será reaberta em março após reforma

Imóvel histórico localizado na zona leste de Porto Alegre sofria com problemas relacionados à segurança e chegou a ser invadido por ladrões
0 Compartilhamentos
0
0
0

A fachada desgastada pelo tempo da Casa Lutzenberger

Entre as ações previstas na reforma está o restauro do revestimento da fachada (Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre)

Texto: Vinícius Veloso

26/01/2022 | 17:09 — Localizada no bairro de Santana, zona leste de Porto Alegre, a Casa Lutzenberger entrou na fase final de sua reforma e deve ser reaberta no próximo mês de março. Tombado pela esfera municipal em 2012, o imóvel de três andares carrega importante valor histórico por ter sido a sede da mobilização que estruturou no país o movimento ambiental, na década de 1970. Além disso, a edificação foi projetada pelo arquiteto Joseph Lutzenberger, que assinou outras obras icônicas da capital gaúcha, como o Palácio do Comércio e o Pão dos Pobres.

Ocupado pela família Lutzenberger entre 1932 e 2002, o casarão enfrentava problemas com a segurança. Em dois episódios recentes, ladrões forçaram a entrada no local (na segunda ocorrência já estavam no interior do prédio quando foram flagrados). Para tentar evitar novas invasões, grades foram instaladas na frente do imóvel. A reforma da residência prevê, ainda, o reforço da impermeabilização, a renovação da pintura e o restauro do revestimento da fachada.

Após a conclusão das obras, a casa voltará a ser a sede da empresa Vida Desenvolvimento Ecológico, fundada pelo ambientalista José Lutzenberger (falecido em 2002). Atualmente comandada pelas filhas de José, Lara e Lilly, a companhia trabalha com a reciclagem industrial, especialmente nos setores de celulose e papel. De acordo com as irmãs, assim que a pandemia permitir, a Casa Lutzenberger poderá receber visitas especiais previamente agendadas.

O prédio

A casa foi projetada para ser a residência de Joseph Lutzenberger. Após o seu falecimento, em 1952, a propriedade passou para o filho do arquiteto, o ambientalista José Lutzenberger, que morou na edificação até morrer em 2002. Depois disso, o prédio ficou cerca de oito anos desocupado. Em 2012, recebeu uma reforma e ganhou estrutura anexa projetada pelo arquiteto Flávio Kiefer. Nesse mesmo ano, o empreendimento foi tombado e tornou-se a sede da Vida Desenvolvimento Ecológico, empresa que José tinha criado em 1979.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.