Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Casa sustentada por galhos de árvores

Duas árvores já ocupantes do terreno não foram empecilho para o arquiteto Hironaka Ogawa projetar a ampliação de sua residência, localizada em Kagawa, no Japão. Mais do que meros objetos de decoração, elas foram incorporadas como elementos estruturais.


O projeto arquitetônico foi idealizado quando a filha do casal proprietário do terreno estava prestes a casar, com o desejo de continuar morando com os pais mesmo que em casas separadas. Como estavam plantadas no local há 35 anos, as espécies zelkova e cânfora eram carregadas de lembranças e significados para os clientes e por isso, o arquiteto japonês decidiu preservá-las.


A construção inovadora e ambientalmente correta é cortada por dois troncos, que passam pela cozinha e pelas salas de estar e jantar. Assim, ao invés de colunas, os galhos foram integrados ao espaço e ganharam nova vida, passando por secagem em estufa e remoção da casca.


O resultado é uma residência de 50 m² bem iluminada, sem excessivas delimitações de espaço, que contrastam com o tom sofisticado da mobília utilizada para decorar os ambientes.



Crédito/fonte da foto: Arquitete Suas Ideias e Escritório de Arteiro
Fonte do post: Arquitete Suas Ideias

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo