CASACOR completa 35 anos de existência

Tradicional exposição de arquitetura, design e paisagismo completa 35 anos de existência com tema “Infinito Particular”
0 Compartilhamentos
0
0
0

A mostra surgiu com o intuito de ser um evento social, cultural e benemérito (Foto: CASACOR/Reprodução)

Texto: Naíza Ximenes

07/07/2022 | 16:20 — Com o tema “Infinito Particular”, a tradicional exposição de arquitetura, design e paisagismo CASACOR completa 35 anos de existência. Reunindo grandes nomes da arquitetura brasileira ao longo das mais de três décadas, a exposição foi idealizada em junho de 1987 por Yolanda Figueiredo e Angélica Rueda.

A mostra surgiu com o intuito de ser um evento social, cultural e benemérito. Logo na estreia, a exposição atraiu mais de 6 mil visitantes, ao longo de 20 dias de exibição. Hoje, os números seguem impressionantes: a CASACOR de 2022, inaugurada no dia 5 de julho, ficará aberta ao público até o dia 11 de setembro, na avenida Paulista, em um espaço de mais de 10 mil metros quadrados. 

Neste ano, 59 projetos compartilham um objetivo principal: dividir a atenção do público entre as homenagens aos trabalhos de arquitetos renomados — que contribuíram, de alguma forma, para a construção da CASACOR — e inserir o visitante em um labirinto, repleto de obras de jovens profissionais da área, que vêm conquistando espaço no mercado nos últimos anos. 

Livia Pedreira, que assina a seleção de projetos ao lado de Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz, ressalta as mudanças no mercado de arquitetura no rastro do isolamento social. Para ela, o conceito de “Infinito Particular” abarca não só o desejo de reencontro entre as pessoas, mas busca transmitir harmonia, equilíbrio e aconchego. “A função última do design é trazer conforto. Esses sofás redondos espalhados pela mostra são abraços”, ela compara.

O ambiente foi ornamentando a partir da consultoria do escritório FGMF: idealizado para ser inovador e acomodar estúdios, lofts, ilhas de bem-estar e operações de restaurante, bar e café, em um espaço considerado emblemático para a arquitetura. 

Assim, a porção dos jovens arquitetos foi decorada a partir de tons terrosos, em especial nas salas e quartos — para propor aconchego. O bar do evento, por sua vez, foi caracterizado com mantas térmicas de telhados na bancada e cadeiras de materiais diversos, para evidenciar a estrutura do local. Já as celebridades apostaram na dualidade entre maximalistas e minimalistas, com o intuito de surpreender o visitante. 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.