Casarão do século XIX é recuperado em Vassouras, no Rio de Janeiro

O imóvel sede da Asepava faz parte do Conjunto Urbanístico e Paisagístico da cidade, que é tombado como Patrimônio Cultural Nacional
0 Compartilhamentos
0
0
0

O casarão teve sua estrutura totalmente recuperada (foto: acervo Iphan)

Texto: Lucas Barbosa

29/10/2018 | 13:55 – O casarão com arquitetura do século XIX que é sede da Associação de Paroquianos de Vassouras (Asepava) reabriu suas portas após nove meses de obras para sua restauração. Em 2008, o imóvel já havia sido submetido a intervenções emergenciais devido ao comprometimento estrutural causado por uma infestação de cupins.

Realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), esta nova intervenção custou R$ 740 mil e visou a recuperação total da estrutura do prédio que apresentava estado avançado de deterioração. A ação também aproveitou para tornar os espaços do imóvel mais flexíveis, de forma a comportar diversos usos.

O imóvel da Asepava é um dos casarões remanescentes da cidade de Vassouras que ajuda a montar o quebra-cabeça histórico da Cidade dos Barões de Café no Rio de Janeiro. Ele também faz parte do Conjunto Urbanístico e Paisagístico de Vassouras, tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.