Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Catherine Otondo é eleita presidente do CAU/SP

Reunião plenária, realizada via teleconferência, aconteceu em 07/01/2021 (Foto: Divulgação/CAU-SP)

Texto: Vinícius Veloso

14/01/2021 | 15:40 — O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) tem uma nova presidente. Em reunião plenária realizada na última quinta-feira (07), por meio de teleconferência, a arquiteta e urbanista Catherine Otondo foi eleita e comandará a autarquia no triênio 2021-2023. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo desde a fundação da entidade, em 2010. Já a função de vice-presidente será exercida por Poliana Risso Silva Ueda.

Otondo é graduada e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com a tese: “Desenho e espaço construído; relações entre pensar e fazer na obra de Paulo Mendes da Rocha”. É sócia do escritório Base Urbana, em parceria com a arquiteta Marina Grinover. Foi professora de Projeto no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Atualmente, leciona a mesma disciplina na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie.

O novo plenário do CAU/SP refletirá de maneira mais exata a composição demográfica do setor. As arquitetas e urbanistas correspondem a 70% do novo colegiado e, de acordo com os dados do Anuário 2019, elas representam 63% da categoria. Entre os profissionais que têm até 30 anos, o número chega a 75%.

A eleição também foi a primeira com uma chapa composta exclusivamente por mulheres, inclusive, nomeando as arquitetas Nádia Somekh (titular) e Helena Aparecida Ayoubi Silva (suplente) como conselheiras federais do CAU/BR por São Paulo.

Clique aqui para ver a relação de todos os integrantes eleitos para as comissões ordinárias

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo