Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

CAU/MG retoma projeto de interiorização

A presença da autarquia gera vantagens tanta para a população, quanto para os arquitetos (Foto: Divulgação/CAU-MG)

Texto: Vinícius Veloso

21/09/2021 | 15:02 — O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) retomou no município de Uberaba seu trabalho de interiorização. Batizada de “Projeto Rotas”, a iniciativa levou para a cidade diferentes atividades, como bate-papo com a participação do público e visitas técnicas, além da fiscalização de obras arquitetônicas. A presença mais próxima da autarquia gera vantagens tanto para a população, beneficiada pela promoção de ações em prol do exercício regular da profissão, quanto para arquitetos, que podem aproveitar a oportunidade para a coleta de dados biométricos — utilizados na emissão da carteira de identidade profissional.

Localizada no Triângulo Mineiro, Uberaba conta atualmente com 349 arquitetos e urbanistas registrados e mais de 20 empresas de arquitetura. A cidade tem cerca de 340 mil habitantes, sendo a oitava mais populosa do Estado. Entre seus projetos arquitetônicos mais relevantes está a centenária Igreja de São Domingos, inspirada em grandes catedrais europeias, mas com uma característica típica de Minas Gerais: todo o revestimento externo foi executado com tapiocanga (pedra facilmente encontrada na região).

Projeto Rotas

O “Projeto Rotas” tem como principal objetivo atender as demandas de fiscalização nos locais onde o CAU/MG não tem instalações fixas. Em Uberaba, por exemplo, a presença da autarquia auxiliou na promoção de obras mais saudáveis para a sociedade. Outra frente importante são as reuniões realizadas com prefeitos, secretarias de planejamento e órgãos afins.

Em 2018 e 2019, o “Projeto Rotas” fez mais de 200 visitas nos municípios mineiros e realizou vários eventos que abordaram a elaboração de projetos, valorização da profissão, entre outros temas importantes para arquitetos e urbanistas, estudantes e a sociedade em geral. Considerando apenas os seis primeiros meses de 2018, a iniciativa permitiu cerca de 700 ações de fiscalizações locais em diferentes cidades do Estado.

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo