CAU pretende ampliar a atuação de arquitetos na inspeção predial

Durante reunião plenária, os conselheiros da autarquia avaliaram que se trata de um amplo mercado de trabalho e propuseram a criação de uma agenda de ações
0 Compartilhamentos
0
0
0

A realização da inspeção predial é importante para garantir a segurança das construções (Foto: Pormezz/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

10/05/2021 | 17:20 — Durante a 111ª Reunião Plenária Ordinária, os conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) debateram a importância da inspeção predial e como esse trabalho é fundamental para garantir a segurança das construções. O tema foi levantado após o incidente ocorrido no final de abril, em Vila Velha (ES), quando a piscina de um empreendimento de luxo desabou e inundou o estacionamento no pavimento abaixo. Apesar da gravidade da situação, ninguém se feriu e o maior contratempo foi a evacuação do prédio.

No encontro do CAU/BR, a conselheira Giedre Maia, do Espírito Santo, destacou que a realização da inspeção predial é um mercado amplo que pode ser explorado pelos arquitetos e sugeriu a criação de uma agenda de ações. “A carga de trabalho dos responsáveis técnicos nas construtoras é gigantesca. Às vezes, são quatro ou cinco obras em andamento com o mesmo profissional”, afirmou a conselheira, mencionando que todo projeto deveria contar com seu próprio responsável técnico e propôs que a autarquia trabalhe na divulgação do tema.

Já o conselheiro Ednezer Flores, do Rio Grande do Sul, recordou que existem no Congresso alguns projetos de lei sobre o assunto e que diversas cidades têm legislação que prevê a realização das inspeções prediais. Flores salientou, ainda, que o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) e outras instituições já executam trabalhos de orientação, e o CAU/BR poderia integrar essa iniciativa. “As empresas estão com pressa e querem retorno rápido. Isso afeta a responsabilidade técnica de quem está à frente dos serviços”, disse o conselheiro Fabricio Santros, do Amazonas. 

Segundo a conselheira Patrícia Luz Macedo, do Rio Grande do Norte, o tema será incorporado à pauta da Comissão de Exercício Profissional do CAU/BR.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *