Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

CAU pretende ampliar a atuação de arquitetos na inspeção predial

A realização da inspeção predial é importante para garantir a segurança das construções (Foto: Pormezz/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

10/05/2021 | 17:20 — Durante a 111ª Reunião Plenária Ordinária, os conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) debateram a importância da inspeção predial e como esse trabalho é fundamental para garantir a segurança das construções. O tema foi levantado após o incidente ocorrido no final de abril, em Vila Velha (ES), quando a piscina de um empreendimento de luxo desabou e inundou o estacionamento no pavimento abaixo. Apesar da gravidade da situação, ninguém se feriu e o maior contratempo foi a evacuação do prédio.

No encontro do CAU/BR, a conselheira Giedre Maia, do Espírito Santo, destacou que a realização da inspeção predial é um mercado amplo que pode ser explorado pelos arquitetos e sugeriu a criação de uma agenda de ações. “A carga de trabalho dos responsáveis técnicos nas construtoras é gigantesca. Às vezes, são quatro ou cinco obras em andamento com o mesmo profissional”, afirmou a conselheira, mencionando que todo projeto deveria contar com seu próprio responsável técnico e propôs que a autarquia trabalhe na divulgação do tema.

Já o conselheiro Ednezer Flores, do Rio Grande do Sul, recordou que existem no Congresso alguns projetos de lei sobre o assunto e que diversas cidades têm legislação que prevê a realização das inspeções prediais. Flores salientou, ainda, que o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) e outras instituições já executam trabalhos de orientação, e o CAU/BR poderia integrar essa iniciativa. “As empresas estão com pressa e querem retorno rápido. Isso afeta a responsabilidade técnica de quem está à frente dos serviços”, disse o conselheiro Fabricio Santros, do Amazonas. 

Segundo a conselheira Patrícia Luz Macedo, do Rio Grande do Norte, o tema será incorporado à pauta da Comissão de Exercício Profissional do CAU/BR.

Comentários (1) -

  • Margarete da Silva Montagner

    14/05/2021 00:21:09 | Reply

    Acho super importante essa iniciativa, pois muitos arquitetos precisam trabalhar, já que tem tanta demanda, poderiam já cadastrar arquitetos interessados e dar oportunidade de trabalho, ainda mais agora nessa fase que estamos passando...Eu seria a primeira a me cadastrar...Moro em apartamento, vim visitar o condomínio ainda em obra, pude constatar muitas falhas da parte da construtora, que se preocupam com quantidade de dinheiro , e não com qualidade nem segurança da construção...

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo