CAU/RJ promove pesquisa sobre o ensino à distância da arquitetura e urbanismo

As questões são divididas em critérios que procuram avaliar os impactos da pandemia nos campos pedagógico, social, psicológico e de infraestrutura e tecnologia
0 Compartilhamentos
0
0
0

O formulário tem cerca de 20 perguntas e pode ser respondido em torno de 15 minutos (Foto: iJeab/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

30/11/2021 | 17:00 — Uma pesquisa promovida pela Comissão de Ensino e Formação (CEF) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) pretende avaliar os impactos do aprendizado a distância na formação de arquitetos e urbanistas. O método se popularizou durante a pandemia da Covid-19 e pode acarretar futuros desdobramentos considerando os obstáculos das aulas remotas e as restrições para a realização de atividades curriculares e extracurriculares por conta dos protocolos sanitários. Voltado para docentes, discentes e representações estudantis, o formulário está disponível neste link e conta com cerca de 20 perguntas que podem ser respondidas em 15 minutos.

As questões são divididas em critérios que procuram avaliar os impactos da pandemia nos campos pedagógico, social, psicológico e de infraestrutura e tecnologia. Além dessa pesquisa, um outro formulário específico será encaminhado para as Instituições de Ensino Superior (IES). Os dados coletados serão analisados pela CEF que produzirá um relatório para orientar as ações futuras do CAU/RJ e de outras entidades ligadas ao ensino e a arquitetura e urbanismo.

Aumento na procura

Levantamento elaborado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) mostra que houve aumento de 50% na busca por cursos a distância durante a pandemia. Realizada com 51 instituições de ensino, a pesquisa aponta que em 34% desses centros de ensino foi observado um aumento significativo na quantidade de matrículas para cursos online. Já outro estudo feito pela Educa Insights, em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), indica que 46% dos estudantes que pretendiam ingressar no ensino superior durante o primeiro semestre de 2021 tinham interesse na modalidade a distância.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.