CAU/TO testa drone para fiscalizar obra em Palmas

A instituição tem como objetivo melhorar a sua eficiência na fiscalização das obras realizadas em todo o Estado
0 Compartilhamentos
0
0
0

O teste foi realizado na quadra ARSO 121, em Palmas (foto: IgorGolovniov/shutterstock)

Texto: Lucas Barbosa

17/07/2019 | 14:05 – O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) pretende aumentar o seu campo de atuação e agilizar o processo de fiscalização de obras no Estado. Por isso, realizou um voo teste com um drone.

A tecnologia sobrevoou a quadra ARSO 121, localizada em Palmas, para vistoria de uma obra realizada por um profissional que excluiu o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) da construção.

A equipe de fiscalização não estava conseguindo ter acesso para verificar a existência da construção, então, com o drone, puderam confirmar e notificar o profissional responsável para regularizar a situação.

Outra vantagem do uso da tecnologia foi poder mapear as construções de uma área com cerca de cinco hectares em 30 minutos de voo. Assim, foi possível gerar um relatório técnico acompanhado de documentação e imagens.

Segundo Gilmar Scaravonatti, gerente técnico e de fiscalização do CAU/TO, o uso de drones pode oferecer diversas informações às equipes de fiscalização de maneira mais eficiente.

Agora, a instituição avaliará o custo-benefício da ferramenta para implementá-la ou não.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *