Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Cidade nômade


Imagine uma cidade com casas, ruas e edifícios construídos sobre uma estrutura com pernas, ou melhor, com esteiras gigantes, semelhantes aos tratores, que possibilitasse a sua locomoção. Essa é a proposta do arquiteto espanhol Manuel Dominguez, que desenvolveu um projeto que visa a criação de uma cidade móvel, que pudesse buscar melhores oportunidades e lugares com recursos abundantes.

Denominado “Very Large Structure”, o projeto é resultado da tese de pós-graduação do arquiteto e traz um grande benefício, o reflorestamento de áreas que foram devastadas pelas construções urbanas. Ainda parece utópico, mas Manuel assegura que é possível. A estrutura seria dividida em 3 níveis. O menor é destinado à função de armazenamento, o médio é reservado a eliminar resíduos, instalação do ar-condicionado, entre outras funções mecânicas necessárias, e no nível maior está o espaço onde é possível construir e testar novas estruturas arquitetônicas.


O arquiteto espanhol assume que ainda precisa solucionar a questão do custo e da quantidade necessária de energia para a locomoção da cidade, e também explica que a cidade nômade não tem como objetivo se aproveitar dos recursos disponíveis e depois abandonar o local –pelo contrário, permitiria a restauração territorial.





Crédito/fonte da foto: Creative Commons/Manuel Dominguez/ZULOARK
Fonte do post: Daily Mail 

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo