Cinema e arquitetura: 5 filmes que todo arquiteto precisa assistir

Se você é arquiteto e fã de cinema, unimos o útil ao agradável. Conheça a nossa lista com 5 filmes que todo arquiteto precisa assistir para se inspirar e distrair!
0 Compartilhamentos
0
0
0

Crédito: Fer
Gregory/Shutterstock

Redação Galeria da Arquitetura 

Quem nunca teve um bloqueio criativo na hora de fazer um projeto que atire a primeira pedra. Por sorte, existem maneiras de driblar essa dificuldade. Uma delas é buscar referências. Outra, é espairecer, dar um tempo para as ideias amadurecerem… E de repente: a solução vem!

Pensando em distração, elaboramos uma lista com 5 filmes que todo
arquiteto precisa assistir
para se inspirar, ter novas (e boas) ideias.

1. A Origem (2010)


Dirigido e roteirizado por Christopher Nolan, o filme traz Leonardo DiCaprio no papel principal como Don Cobb, um “arquiteto dos sonhos”. Para ele, é possível construir uma realidade imaginária dentro do sonho de uma pessoa. Mais do que isso, é possível criar ambientes inteiros usando o poder da mente. No filme, Ariadne (Ellen Page) é uma estudante de arquitetura recrutada com a missão de construir os cenários dos sonhos. 










Crédito:divulgação/Wikipédia




2. Blade Runner, o caçador de androides (1982) 


O filme de Ridley Scott foi baseado no livro “Do Androids Dream of Eletric Sheep?”, de Philip K. Dick. Em 1982 o diretor imaginou como seria a Los Angeles cyberpunk de 2019. A cidade era composta por arranha-céus em decadência, corroídos por uma incessante chuva ácida e tomada por uma superpopulação. Será que ele conseguiu adivinhar detalhes desse “futuro não tão distante”? 






















Crédito:divulgação/Wikipédia




3. O Show de Truman: o show da vida (1998)


Interpretado por Jim Carrey, Truman Burbanks está preso em uma fantasia suburbana. O bairro em que o protagonista vive é formado por casas idênticas, e tem limites geográficos que o personagem não pode ultrapassar. Essa é uma das formas que o diretor Peter Weir utilizou para questionar quais são os limites da liberdade. Vale a penas assistir!



Crédito:divulgação/Wikipédia


4. Metrópolis (1927) 


O longa-metragem do austríaco Fritz Lang se passa em uma realidade urbana caótica no ano de 2026. No filme, o nível social da cidade é definido pela arquitetura. Enquanto a classe privilegiada vive em um belo jardim, os trabalhadores vivem em galerias no subsolo. 

















Crédito:divulgação/Wikipédia


5. O Homem ao Lado (2009)


Em O Homem ao Lado, Leonardo (Rafael Spregelburd) e sua família vivem tranquilamente na única casa projeta por Le Corbusier na américa latina, a Casa Curuchet (La Plata, Argentina). Porém, a paz acaba quando Victor (Daniel Aráoz) – vizinho da família – resolve construir ilegalmente uma janela que dá visão direta para a casa de Leonardo. A trama argentina traz à tona a convivência nas cidades e os problemas causados pelas grandes aglomerações urbanas.

Crédito:divulgação/imdb

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.