Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Coberturas de policarbonato ou vidro?


Policarbonato e vidro são materiais que ora apresentam características em comum, ora distintas. Aplicados em coberturas, ambos proporcionam aproveitamento de iluminação natural e, consequentemente, redução no consumo de energia.

 

Se ambos privilegiam a iluminação natural, a especificação deve basear-se em outros aspectos. Um contraste notável é o peso. O policarbonato apresenta-se como um material favorável nesse quesito, com peso de duas a seis vezes menor do que o vidro.

 

A leveza do material faz que não haja rigorosidade quanto à estrutura de sustentação — diferente do vidro, que geralmente recorre a estruturas de aço. Ideal para qualquer tipo de projeto, o policarbonato acaba sendo mais recomendado para grandes vãos devido à vantagem do peso.

 

Além de mais leve, as coberturas de policarbonato também são mais resistentes a impactos — em cerca de 30%. Estão disponíveis em modelos de chapa e telha.

 

A principal vantagem do vidro sobre o policarbonato é a estética. Por ter grau de translucidez maior, o material leva vantagem quando o assunto é integração interior-exterior, que estende os limites de percepção do espaço, tornando a sensação de dimensão do local maior.

 

Os vidros também podem receber tratamentos que os tornam opacos ou permitem impressões por meio de textura. São mais indicados para ambientes menores, como sacadas, áreas comerciais, jardins de inverno, áreas com piscina, churrasqueiras, garagens, etc. Estão disponíveis em modelo comum transparente, temperado, laminado ou aramado.

 

Por aproveitar iluminação natural, o vidro e o policarbonato agregam mais calor ao ambiente. Dessa forma, o ideal é que, na aplicação de um desses materiais seja feito, em paralelo, um projeto de ventilação natural. Coberturas retráteis servem como solução para esse problema.

Comentários (1) -

  • Maurício Rodrigues Rocha

    28/02/2015 22:34:10 | Reply

    Quanto a durabilidade e resistência climática qual a comparação com o vidro?

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo