Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Coberturas vivas trazem verde às paisagens

Redação Galeria da Arquitetura

Os telhados verdes são sistemas que melhoram as paisagens das cidades e, além de transformarem coberturas e áreas sem uso em espaços gramados, garantem aos ambientes internos mais conforto termoacústico.

A vegetação aplicada ao sistema ajuda a filtrar o ar atmosférico, absorvendo os elementos poluentes. A solução também ajuda na retenção da água da chuva, tornando possível seu reuso.

Crédito: Rafaela Netto

Os telhados verdes podem ser aplicados em residências, edifícios, hospitais, escolas e até em edificações industriais. A escolha das espécies de plantas deve ser feita com cuidado, pois elas devem ser muito naturais e nativas. Além disso, é importante saber o índice pluviométrico da região antes de construir.

Veja projetos que possuem telhados verdes na Galeria da Arquitetura: http://www.galeriadaarquitetura.com.br/projetos/referencias-ambientes-c/137/telhados-verdes/

Cuidados e manutenção

A manutenção dos telhados verdes deve ser feita de acordo com as espécies de plantas, pois cada uma pede um cuidado diferente. Enquanto umas precisam de muita rega e podagem, outras conseguem viver praticamente sem. Portanto, é ideal analisar os tipos e verificar o sistema utilizado também, porque alguns efetuam ‘rega automática’.

Saiba mais: Telhados verdes: uma floresta de vantagens

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo