Com destaque para Niemeyer, plataforma de streaming faz especial sobre arquitetos

Estão disponíveis no catálogo do Curta!On, serviço do canal Curta!, produções que detalham a trajetória de Lúcio Costa, dos Irmãos Roberto, de José Zanine Caldas e mais
0 Compartilhamentos
0
0
0

Documentário “Niemeyer – A Vida é Um Sopro” está no catálogo do Curta!On (Foto: Divulgação/Curta!On)

Texto: Vinícius Veloso

04/06/2021 | 17:30 — O Curta!On, serviço de streaming do canal Curta!, disponibilizou um especial com conteúdo sobre arquitetos. A coletânea de cinco documentários aborda a vida e a trajetória de ícones do setor, como Sérgio Bernardes, Lúcio Costa, os Irmãos Roberto (Milton, Maurício e Marcelo), José Zanine Caldas e Oscar Niemeyer. Há, ainda, produções para os apaixonados por design que destacam os trabalhos de Fred Gelli, Luciana Martins e Gerson de Oliveira. Para quem não é assinante, a plataforma oferece acesso gratuito ao seu catálogo pelo período de sete dias.

Confira, abaixo, as sinopses de algumas das produções. 

Niemeyer – A Vida é Um Sopro

Criado a partir de imagens raras e inéditas, o documentário conta com depoimentos de diferentes personalidades para (re)construir a história do maior ícone da arquitetura moderna brasileira. Na produção, Niemeyer também conta de maneira descontraída como foi a concepção de seus principais projetos, fala sobre a vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e aborda questões metafísicas, como a insignificância do homem diante do universo.

Bernardes

O filme utiliza o modelo não linear de narrativa para mostrar, de forma clara e contundente, a vida familiar e profissional de Sérgio Bernardes, arquiteto, urbanista, escritor, designer, inventor e poeta. Bem-humorado, tinha uma personalidade afiada, questionadora e inventiva.

O Risco: Lucio Costa e a Utopia Moderna

O documentário usa a trajetória de Lúcio Costa para narrar a “formação” da arquitetura moderna brasileira. O profissional é um exemplo raro de personalidade da história nacional que permitiu cruzar sua biografia com a construção da nação de modo muito aberto e natural. 

Os Irmãos Roberto

Da mesma geração de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Affonso Eduardo Reidy, os Irmãos Roberto assinaram marcos da arquitetura modernista brasileira, como o prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e o aeroporto Santos Dumont, ambos no Rio de Janeiro. Com base em depoimentos de arquitetos contemporâneos, a contribuição do trio é reavaliada — com atenção especial na criação de projetos de moradias para a população de classe média.

Zanine, Ser do Arquitetar

A obra passa pela vida, o pensamento e as conquistas do arquiteto José Zanine Caldas, que nos anos 1960 estava adiante de seu tempo. Naquela época, ele já pensava em reaproveitamento, na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente. Feito a partir de entrevistas com diversos profissionais, este é o primeiro documento audiovisual deste ícone tão relevante.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.