Com projetos brasileiros, lista de indicados ao MCHAP é divulgada

Prêmio oferecido pelo Instituto de Tecnologia de Illinois tem o objetivo de celebrar, a cada dois anos, os melhores projetos arquitetônicos das Américas
0 Compartilhamentos
0
0
0

Estação Comandante Ferraz, na Antártida

A Estação Comandante Ferraz é um dos projetos indicados (Foto: Josh Wes/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

25/02/2022 | 15:23 — A lista com os projetos que concorrerão à quarta edição do Prêmio Mies Crown Hall Americas (MCHAP) foi divulgada pelos organizadores do evento. Na relação, estão três trabalhos desenvolvidos por escritórios de arquitetura brasileiro, sendo eles a Unidade Básica de Saúde Parque do Riacho (concebida pelo Saboia+Ruiz Arquitetos), a Estação Comandante Ferraz e a sede da Fecomércio-RS (esses dois últimos elaborados pelo Estúdio 41). A escolha dos participantes foi realizada por uma ampla rede de 140 experts anônimos de todo o mundo.

O prêmio, oferecido pelo Instituto de Tecnologia de Illinois, tem o objetivo de celebrar, a cada dois anos, os melhores projetos arquitetônicos das Américas. Nesta edição, estão aptas a concorrer as obras concluídas entre janeiro de 2018 e junho de 2021. “O MCHAP reforça um eixo norte-sul único para potencializar a aprendizagem intercultural, algo urgentemente necessário neste atual momento de crise global”, diz Dirk Denison, diretor da premiação.

Brasileiros indicados

Executada em Brasília, a UBS Parque do Riacho foi pensada no formato de três blocos retangulares deslocados com pátios, em um lote cinco vezes maior do que o projeto construído. O escritório Saboia+Ruiz Arquitetos também criou áreas internas que induzem uma atmosfera introspectiva, isso para humanizar o ambiente hospitalar. Já o entorno do edifício representou um desafio a mais por conta das vias rápidas e linhas de alta tensão.

O projeto do Estúdio 41 para a Estação Comandante Ferraz foi o vencedor de um concurso internacional para construção do centro de pesquisas brasileiro na Antártida. Finalizado em janeiro de 2020, o complexo tem 4,5 mil m² e é composto por unidades modulares que têm capacidade de receber até 60 profissionais e 17 laboratórios. O empreendimento substitui a antiga estrutura que cumpria a mesma função e foi destruída em 2012 por um incêndio.

Já a sede da Fecomércio RS apresenta proposta que interpreta o diálogo entre o ambiente natural e o espaço modificado pelo homem, característica representada na localização da edificação: em um terreno no encontro de Porto Alegre com sua região metropolitana. Com o projeto, o Estúdio 41 explora a relação amigável entre as áreas abertas e as edificações.

(Com informações da Gazeta do Povo)

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.