Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Comemore os 461 anos de São Paulo

Hoje São Paulo completa 461 anos, e nada melhor do que comemorar essa data apreciando uma das melhores coisas que a cidade tem para oferecer: a diversidade cultural e geográfica.

A programação de aniversário é extensa, diversificada e está nos quatro cantos da capital. Nós, para comemorar, separamos algumas dicas para contemplar a belíssima arquitetura que permeia a selva de pedra.

 

Tour arquitetônico

São Paulo concentra obras dos maiores nomes da arquitetura modernista e contemporânea do Brasil. Assim, algumas empresas, cientes disso, desenvolveram um tour arquitetônico com guias especializados e disponibilidade em vários idiomas.

Uma dessas empresas é a Architetours. No site você confere preços, roteiros e disponibilidade de horário), que dispõe de dois passeios:

São Paulo Modernista, que engloba obras de Villa Nova das Artigas, Lina Bo Bardi e Oscar Niemayer. 



São Paulo Contemporânea, que apresenta projetos de arquitetos como Marcio Kogan, Ruy Ohtake e Paulo Mendes da Rocha.

 


Museus paulistas

Os museus da capital, além de trazerem grandes atrações, encantam por suas edificações. Vale a pena conferir:

O Museu Afro Brasil abre a exposição “São Paulo 461 – Histórias e Memórias de uma Metrópole”. Na ocasião, shows com Cesinha Pivetta, Osvaldinho da Cuíca e Toinho da Melodia serão realizados com entrada gratuita.

Para quem não deixa de aproveitar uma boa música, o Museu da Casa Brasileira receberá a orquestra Instituto GPA, às 11h do dia 24.

Já Museu da Língua Portuguesa tem um final de semana cheio de poesia. Dia 24 e 25 de janeiro haverá uma coleta de frases em homenagem a São Paulo com posterior projeção. A entrada também é gratuita!

Outras atrações grátis podem ser conferidas aqui

Parque do Ibirapuera

Principal ponto verde de São Paulo, o “ibira” sempre é refúgio dos paulistanos, e durante esta semana felicita os residentes com um show de águas em homenagem à capital.  

A atração possui duas apresentações diárias: às 20h30 e 21h, que surpreende pela sincronização das águas, além de músicas com um dançarino de street dance, dando a impressão de que ele controla os movimentos da fonte. Além do hip hop, outros ritmos musicais também estarão presentes, como a valsa, o rock, o repente, a MBP e a música erudita. A trilha sonora e as coreografias, bem como as imagens apresentadas concebem uma identidade extremamente paulistana!

 


Minhocão

O polêmico elevado Costa e Silva – sobre o qual é discutida a todo momento sua real utilização – vai ser palco de diversas atrações no dia 25 de janeiro, das 10h às 22h. A Visualfarm, em conjunto com a Associação Parque Minhocão, realizou o projeto “Ver Parque Minhocão”, uma intervenção cultural que promove atividades socioeducativas, esportivas e lúdicas, contação de histórias, música clássica, empréstimo de bicicletas e muitas outras ações de lazer e sustentabilidade. Também acontecerão oficinas, como a de flores ecologicamente corretas, e uma série de intervenções visuais, além de uma feira gastronômica com barracas e food trucks. O intuito é que durante essas doze horas os visitantes e moradores ao redor do elevado se sensibilizem com a proposta do local transformar-se em um próximo parque para a capital.

Veja a programação completa aqui! 


Com uma rápida entrada na internet, descobre-se mais 461 atrações feitas para alegrar os moradores de Sampa. O importante é presentear-se diariamente com a junção de todas as sensações que São Paulo causa, seja no cruzamento da avenida Ipiranga com a avenida São João, na esquina da avenida Brigadeiro com a gigantesca avenida Paulista ou na graça da praça Pôr do Sol.


Crédito/fonte da foto: Artchitectours, Ysaigh e Catraca Livre
Fonte do post: Chicken or Pasta, O Beijo,  Artchitectours e Catraca Livre

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo