Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Como projetar um hospital?

                                                                                                                                                                                        Crédito: Marcelo Scandaroli – Projeto Hospital Moriah, do escritório Zanettini Arquitetura

Redação Galeria da Arquitetura

Projetos hospitalares devem aliar estética, funcionalidade e humanização, contribuindo para o bem-estar físico e mental dos pacientes. De acordo com Siegbert Zanettini, titular do escritório Zanettini Arquitetura, o edifício precisa ter muito mais do que os melhores médicos e equipamentos. “Sempre que executamos projetos na área da saúde, seguimos vários processos juntamente com as equipes médicas para atender o conjunto de especialidades normativas, funcionais e estéticas”, explica o arquiteto, especialista nessa tipologia de projeto nas etapas de Plano Piloto, Plano Diretor, Anteprojeto e Projeto Executivo.

                                                       Crédito: JR Estúdio Fotográfico – Projeto Hospital Unimed de São José do Rio Preto, do escritório Affini Arquitetura

                                            Crédito: Divulgação Duarte Schahin – Projeto Instituto de Oncologia do Hospital Santa Paula, do escritório Duarte Schahin

Para o profissional, é necessário criar ambientes que acolham o paciente com dimensionamentos corretos, aplicados de acordo com as alas. Um exemplo são os leitos e os setores pré e pós-operatórios. “Esses espaços devem ser receptivos, expressando fisicamente acolhimento e clima favoráveis à permanência e reabilitação daqueles que estão doentes”, destaca.

Zanettini também ressalta a importância dos espaços de convívio social, como os jardinsinternos ou externos –, e da decoração de interiores, que pode humanizar os hospitais por meio de painéis coloridos, quadros e obras de arte. Esses elementos trazem vivacidade aos espaços e distraem os pacientes em meio à branquidão dos quartos. Da mesma forma, a disposição de grandes janelas envidraçadas quebra um pouco o isolamento das pessoas, pois intensifica seu contato com o mundo exterior ao hospital.

                                                                                  Crédito: João Ribeiro – Projeto Suíte Hospitalar, escritório Studio Cris Paola Arquitetura e Design

Soluções que facilitem a manutenção do edifício e garantam segurança às pessoas também são essenciais. O arquiteto complementa ao dizer que silêncio – com acústica aplicada –, luminosidade e eficiência térmica também precisam ser levados em conta. Essas medidas oferecem conforto, tranquilidade e protegem os pacientes contra infecções hospitalares. 

                                                                                            Crédito: Marcelo Scandaroli – Projeto Hospital Moriah, do escritório Zanettini Arquitetura

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo