Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Concurso de arquitetura definirá o projeto do memorial de Erbo Stenzel

Parque Vista Alegre

O memorial deve ser executado no Parque Vista Alegre, na região norte de Curitiba (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Texto: Vinícius Veloso

18/03/2022 | 16:47 — Após 31 anos, a Prefeitura de Curitiba voltará a capitanear um concurso público nacional de projeto de arquitetura. O certame terá como objetivo a concepção do memorial que homenageará o escultor Erbo Stenzel, responsável por obras como o Painel da Praça 19 de Dezembro e as estátuas da Deusa da Justiça e do Homem Nu — todas localizadas na capital paranaense. O espaço deve ser executado no Parque Vista Alegre, na região norte da cidade.

Com organização do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o concurso terá cinco jurados e prazo de realização de até seis meses. O valor limite para a execução da obra será de R$ 450 mil, montante que já inclui as despesas do processo de seleção do projeto. O concurso é resultado de um acordo firmado entre o prefeito Rafael Greca, o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná (SindARQ-PR) e o Executivo Municipal.

As partes se entenderam para colocar um fim na disputa judicial que envolvia a demolição da casinha histórica de Erbo Stenzel, que ficava no Parque São Lourenço e foi parcialmente destruída após um incêndio em 2017. Movida pelo SindARQ-PR, a ação contra o município e o prefeito continha denúncias de improbidade administrativa e danos patrimoniais. Em sua análise, o juiz Guilherme de Paula Rezende considerou que a demolição foi inadequada.

Os envolvidos, então, decidiram que a construção de uma réplica da casa seria descabida porque os valores histórico e cultural originais da construção não existiriam mais. Com isso, surgiu a ideia do memorial. Agora, o processo depende da manifestação de ciência do Ministério Público do Paraná, que também deve dar a sua anuência sobre o acordo. É necessário, ainda, aguardar a homologação do juiz. As informações são da Gazeta do Povo.

Último concurso

O último concurso de arquitetura promovido pela Prefeitura de Curitiba foi em 1991 e envolveu o Portal Polonês e o Portal Alemão. Desde então, outros poucos certames chegaram a acontecer, mas todos idealizados pelo Governo do Estado ou pela iniciativa privada.

(Com informações do Haus – Gazeta do Povo)

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo