Concurso para casas populares em Nova Iorque abre inscrições

Iniciativa do Departamento de Preservação e Desenvolvimento de Moradias (HPD) visa recuperar área na costa norte de Staten Island
0 Compartilhamentos
0
0
0

Região foi uma das mais atingidas pela pandemia de Covid-19 em Nova Iorque (Foto: Reprodução/John Bartelstone – edc.nyc)

Texto: Vinícius Veloso

05/02/2021 | 17:30 — O Departamento de Preservação e Desenvolvimento de Moradias (HPD) de Nova Iorque divulgou chamamento público em busca de projetos para a construção de 100 habitações populares e totalmente acessíveis em Stapleton, litoral norte de Staten Island. A iniciativa visa recuperar uma área de cerca de 10 mil m2, transformando-a em espaço comunitário de convivência. As propostas serão aceitas pelo organismo norte-americano até 23 de março e podem ser enviadas pelo site oficial do governo.

“A criação de novas moradias populares em bairros como Stapleton, duramente atingido pela Covid-19, será parte importante da recuperação da cidade. Como etapa do Bay Street Corridor Neighborhood Plan, trabalhamos lado a lado com os moradores e o EDC [Corporação de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Nova York] para concebermos novas moradias de alta qualidade a preços acessíveis, juntamente com melhorias em espaços verdes e importantes instalações para o bairro ”, destaca Louise Carroll, comissária do HPD.

Além do projeto, as propostas devem incluir o financiamento, a construção e a operação das habitações populares. Também precisam constar os planos para as demais áreas carentes. O HPD confirmou, ainda, que encoraja a participação de empresas pertencentes a minorias ou mulheres, ou então, de organizações sem fins lucrativos.

Plano de recuperação

O terreno que receberá as intervenções faz parte de um plano de recuperação batizado de New Stapleton Waterfront District. Na década de 1980, o espaço foi parcialmente cedido à Marinha dos Estados Unidos para a criação de uma base naval — projeto que acabou abandonado logo após o fim da União Soviética. Já nos anos 2000, uma força-tarefa da prefeitura de Nova Iorque estabeleceu o caminho para o desenvolvimento do local, por meio de empreendimentos de uso misto, comércios e espaços públicos abertos. A fase inicial desse plano foi concluída em 2016, e agora estão por vir a segunda e a terceira etapas.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.