Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Concurso para qualificar associação de recicladores divulga vencedores

Detalhe do espaço de lazer projetado para a associação de reciclagem

Os participantes deveriam transformar espaços inutilizados em áreas de lazer (Foto: Divulgação/Eco Frank)

Texto: Vinícius Veloso

13/01/2022 | 15:03 — Uma equipe de alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) venceu o concurso de arquitetura promovido pela Eco Frank, associação de catadores de materiais recicláveis localizada em Curitiba. O certame, que recebeu 31 inscrições de times provenientes de quatro estados do país, tinha como objetivo qualificar dois espaços inutilizados na sede da entidade. Os participantes deveriam propor soluções que transformassem os terrenos de 60 m² e 48 m² em ambientes onde os visitantes pudessem desfrutar de momentos de descanso e lazer.

Concebido pelos estudantes Leonardo Costa Monte Júnior, Gabriela Simm Stanga e Amanda Sayuri Hashimoto, o trabalho laureado se destaca pelo aproveitamento de elementos economicamente viáveis. Por exemplo, foram planejados módulos dispostos em diferentes níveis que podem funcionar como bancos, encostos, mesas ou apoios — estruturas que serão executadas com madeira de demolição. Esse mesmo material será usado na construção dos pergolados pensados para filtrar a luz solar em alguns períodos do dia.

Outra premissa foi reutilizar objetos já existentes, buscando adequá-los de modo funcional aos espaços. “Dessa maneira, além da economia no orçamento, é possível ressaltar os valores de reaproveitamento que emanam da associação de reciclagem, além de manter próximos dos trabalhadores os itens que lhes são cotidianos”, detalha o descritivo do projeto.

Na proposta existem também paredes que receberão grafites para criação da identidade visual dos espaços, iniciativa que trará mais cor para a associação e valorizará os artistas locais. O ambiente de lazer contará, ainda, com uma horta para o cultivo de diferentes espécies.

Para escolher o projeto vencedor, os jurados consideraram aspectos como a qualidade da apresentação, economia e viabilidade técnico-construtiva, coerência, clareza, aspectos plásticos, funcionalidade, estética, sustentabilidade, segurança e acessibilidade.

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo