Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Conheça o projeto Arquitetas Invisíveis

Foto: Divulgação Arquitetas Invisíveis

Redação Galeria da Arquitetura

Em um dia qualquer, durante uma conversa despretensiosa entre algumas alunas da faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), nasceu o Arquitetas Invisíveisprojeto que questiona a falta e a precariedade de referências femininas durante as aulas.

As fundadoras Gabriela Cascelli Farinasso, Hana Augusta de Andrade, Julia Mazzutti Bastian Solé, Lara Pita Viera e Luiza Rego Dias Coelho já eram bastante envolvidas com o movimento estudantil da faculdade. “Conversando com outros colegas, descobrimos que quase nenhum conseguia citar o nome de, pelo menos, três arquitetas reconhecidas. Por isso, criamos a página do Facebook para apresentar brevemente o trabalho de nomes relevantes e ainda pouco falados”, comenta o grupo.

Desde sua inauguração, em 8 e março de 2014 – propositalmente no Dia Internacional da Mulher –, o Arquitetas Invisíveis pesquisa sobre motivos que levam as mulheres arquitetas ao pouco reconhecimento de seu trabalho e como o mundo da arquitetura e do urbanismo enxerga as profissionais femininas. “É uma forma de promover os debates sobre arquitetura, gênero e, principalmente, o espaço da mulher nesse universo. Uma busca por um ambiente igualitário em reconhecimento e oportunidades”, concluem.

Saiba mais sobre o projeto: Arquitetas Invisíveis

Leia também:
Uma homenagem à Zaha Hadid
Um século de Lina Bo Bardi

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo