Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Conheça seis incríveis projetos de arquitetura hospitalar

Projetos de hospital têm se tornado cada vez mais minuciosos nos detalhes, com a intenção de criar ambientes onde os pacientes possam se sentir confortáveis e seguros.  Existe hoje, dentro da arquitetura para elaboração e construção de ambientes hospitalares, uma vertente focada na sustentabilidade e no visual.

Separamos nesta lista seis projetos de arquitetura hospitalar que se destacam por suas características surpreendentes. Devido à arquitetura inovadora, alguns nem parecem edificações hospitalares.

 

1 - CHA Women and Children’s Hospital – Seongnam, South Korea.


Projetado pelo KMD Architects, foi idealizado utilizando estruturas diferenciadas para criar um ambiente moderno e de bem-estar. O ambiente foi suavizado com a inclusão de plantas, madeira e cascatas, enquanto no teto um jardim com decks em madeira foi implantado. Finalizado em meados de 2006, possui um andar inteiro dedicado a um SPA de permanência estendida.

 

2 - Rey Juan Carlos Hospital – Madrid, Spain.


Desenhado pelo arquiteto local Rafael La-Hos e finalizado em março de 2012, possui áreas espaçosas com abundância de luzes e silêncio necessários a um ambiente hospitalar.  Com dois átrios substituindo os corredores longos e estreitos, muito comuns em hospitais padronizados, conta com um teto verde que pode ser visualizado por qualquer paciente, independente do quarto em que esteja hospedado.

                                                                                                                                                                         

3 - Winnie Palmer Hospital for Women & Children – Orlando, Florida.


Inaugurado em 2006 e contextualizado para parecer um hotel, possui como estrutura principal a fachada feita com vidros pretos - sustentados por torres que surgem a partir de uma base triangular. O conceito empregado no projeto foi de auxiliar na movimentação dos pacientes e funcionários de forma mais eficiente, além de simplificar o monitoramento das atividades de ambos. O belo projeto se destaca na paisagem da cidade de Orlando.

 

4 - Rush University Medical Center – Chicago, Illinois.

 

Trabalho do escritório de arquitetura Perkins+Will, o projeto levou em consideração a opinião dos usuários do hospital para incorporar elementos que o tornassem um ambiente mais otimizado. O complexo universitário de mais de 175 anos se transformou em um empreendimento moderno, incorporado plenamente à paisagem da cidade.

 

5 - Harlem Hospital – New York, New York


O Harlem Hospital Pavilion incluiu painéis de vidro gigantes em sua fachada para formar impressionantes murais transparentes com reproduções históricas feitas por artistas afro-americanos. Concluído em setembro de 2012, custou 325 milhões de dólares e possui 195 mil metros quadrados.

 

6 - Florida Waterman Hospital - Tavares, Florida.


Parecendo mais um resort tropical, o projeto arquitetônico do Waterman Hospital Florida foi supervisionado pelo estúdio de arquitetura Jonathan Bailey e incorpora o ambiente formado por lagos da região. Foram utilizados poucos vidros refletidos, material bastante comum em hospitais, que evitam acidentes com aves que vivem na área.  O telhado com formato de tenda oferece proteção contra as intempéries, além de ser um recurso de design interessante. Concluído em 2003, o hospital se fundiu com sucesso unindo os princípios de design com as preocupações ambientais.


Gostou dos projetos? Descubra mais deles acessando nossos artigos anteriores:
Inovação que cura, Hospital Albert EinsteinHospital 5 Estrelas.

Confira mais projetos de arquitetura hospitalar na Galeria da Arquitetura.

Crédito/fonte da foto:Academia Médica
Fonte do post:Academia Médica

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo