Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Contribuições de Le Corbusier à arquitetura

Redação Galeria da Arquitetura

FLC-P roLitteris/Bibliothèque de la Ville

Todo homem se afogará nas areias do tempo, porém seus feitos podem levá-lo à eternidade. Seus conceitos, suas histórias e obras transcenderão épocas; serão inspiração àqueles que admiram suas contribuições para a humanidade.

De tal modo que Truman Capote é referência para jornalistas, Charles-Edouard Jeanneret-Gris é influência para arquitetos. Le Corbusier, como era conhecido, figura entre o seleto grupo de arquitetos famosos. É tido como um dos nomes mais influentes da arquitetura do século XX, ao lado do brasileiro Oscar Niemeyer, Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto e Ludwig Mies van der Rohe. Este ano completa-se 50 anos desde seu falecimento, em 1965.

Legado na arquitetura

Le Corbusier foi responsável por formular conceitos que expandiram os horizontes da arquitetura do século XX. Suas ideias estão presentes no projeto da Villa Savoye, sendo elas: a construção sobre pilotis, terraço-jardim, planta livre da estrutura, fachada livre da estrutura e janela em fita. Suas teorias deram base ao desenvolvimento da cidade de Brasília.

Fotógrafo: Pascal Lemaitre

O arquiteto é conhecido por definir métodos de construção racionalistas e funcionais. Também desenvolveu procedimentos para tornar paredes mais leves, usando novas formas de concreto armado.

O franco-suíço foi responsável pela criação de 31 obras ao redor do mundo, dentre elas estão o Palácio da Assembleia, em Chandigarh; Capela de Notre-Dame-du-Haut, na França; e o Ministério da Educação do Rio de Janeiro.


Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo