Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Copan comemora 50 anos

                                                                                                                               Crédito: shutterstock / Alf Ribeiro

Redação Galeria da Arquitetura

O Copan trouxe uma nova forma geométrica à arquitetura paulista. Completando 50 anos neste mês de maio, o edifício tem grande importância arquitetônica para a cidade de São Paulo, como destaca Rodrigo Cerviño, sócio do escritório Tacoa Arquitetos Associados. “Até hoje ele é um dos ícones paulistas. Infelizmente, o modelo de um edifício plural, com arquitetura autoral, apartamentos para diferentes perfis de moradores e térreo comercial não foi amplamente adotado na cidade”, comenta.

                                                                                                                             Crédito: shutterstock / Filipe Frazao

O pai desta pluralidade é ninguém menos que Oscar Niemeyer, que entregou a execução para Carlos Alberto Cerqueira Lemos. Além de apartamentos, é sabido que o edifício abriga comércios; e essa mistura é sistemática. “É tudo bem organizado. O térreo, público e de livre acesso, funciona como uma rua coberta. Tem um comércio de apoio aos moradores e à cidade com lavanderias, café, restaurantes, galerias, acesso às portarias e elevadores dos blocos residenciais. Esse modelo deveria ser mais adotado”, destaca o arquiteto. “Basta descer pelo elevador para tomar um café no famoso Floresta, ou ver uma exposição na Pivo”, complementa.

Morador do bloco D há quinze anos, aproximadamente, Cerviño destaca o aconchego de seu apartamento e relembra um momento memorável. “É amplo, bem iluminado e termicamente confortável. Tem uma geometria inusitada. A vista da Serra da Cantareira é bem bonita enquadrada pelo brise. Um dos momentos mais icônicos que presenciei da minha janela foi ver a Rua da Consolação tomada nas primeiras Paradas Gay”, recorda.  

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo