Cristo Redentor passará por restauração

A intervenção foi motivada pela comemoração dos 90 anos do monumento, que ocorrerá em 12 de outubro de 1921
0 Compartilhamentos
0
0
0

O Cristo Redentor foi declarado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2006 (foto: shutterstock/ndphoto)

Texto: Lucas Barbosa

04/11/2020 | 10:30 – O Cristo Redentor, localizado no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, passará por uma restauração em comemoração aos 90 anos da sua inauguração, que serão celebrados no dia 12 de outubro de 2021. A ação pretende evitar a perda da materialidade, da forma original da escultura e prevenir o risco de acidentes.

Conhecida como Projeto de Restauro Cristo 90 anos, a intervenção conta com estudos, levantamentos e pesquisas realizadas pela empresa Cone Sul desde 2016. Essas informações serão utilizadas para identificar o que pode colocar em risco a integridade do monumento e apoiar projetos complementares estruturais, como as instalações do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e de programação visual, com tratamento preventivo.

A intervenção contará com a parceria de instituições de ensino e pesquisa que já possuem estudos similares às necessidades encontradas no monumento, como as universidades federais de Juiz de Fora, Ouro Preto e do próprio Rio de Janeiro. Além disso, todas as etapas seguirão as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR). A equipe de restauração é formada por cerca de 40 profissionais multidisciplinares, entre eles engenheiros estruturais, geólogos, arquitetos e alpinistas.

Declarado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo Redentor é um monumento estilo art déco com 38 metros de altura. A ideia da sua construção partiu do padre francês Pierre-Marie Boss. Sua inauguração se deu em 12 de outubro de 1931.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *