Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Destaques da 1ª edição da High Design – Home & Office Expo

Crédito: Divulgação/ High Design – Home & Office Expo 2016

Redação Galeria da Arquitetura

A 1ª edição da High Design – Home & Office Expo – feira de mobiliário de alto padrão e soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, aconteceu entre 09 e 11 de agosto, em paralelo à GreenBuilding Brasil 2016, no São Paulo Expo. O evento foi marcado pela presença de grandes nomes da arquitetura e do design brasileiro, como Guto Índio da Costa, Guilherme Torres e Marko Brajovic.

Os 13 mil m² do salão exibiram produtos, tendências e inovações desenvolvidas por arquitetos, designers de interiores, construtores, lojistas, compradores internacionais e investidores. Foram expostos mobiliários de alto padrão, móveis planejados e objetos autorais, além de novos conceitos para cozinhas e banheiros, superfícies, light design e automação.

Um dos stands de destaque foi o da marca de móveis Dell Anno, que apresentou um acabamento exclusivo criado pela estilista Glória Coelho, chamado Quantum. A superfície de madeira é grafada com códigos binários e recebe uma projeção que revela, pouco a pouco, a frase: “Esta placa cura, protege, prospera, dá amor, paz e felicidade”. Segundo Edson Busin, diretor de marketing da marca, a ideia é de que o madeirado transmita energia positiva às pessoas. Envolvido por uma caixa preta com curiosas aberturas, o espaço ainda mostrou um vídeo conceitual sobre a parceria com Glória Coelho e ofereceu outras experiências aos visitantes a partir de dois óculos 3D: o primeiro faz um tour virtual pelo próprio ambiente e o segundo pela fábrica da Dell Anno, em Bento Gonçalves (RS).

Crédito: Pedro Miranda/Galeria da Arquitetura

Na temática ambiental, o stand do Acre, Made in Amazônia foi tomado pela vegetação e apresentou cinco linhas de mobiliário – Palafita, Jatobá, Empate, Yuxin e Estrela –, fabricados com madeiras locais, como cedro, cerejeira, cumaru-ferro, itaúba, jatobá e tauari. O projeto, de iniciativa do governo do estado, aproveita a riqueza e a biodiversidade dos recursos naturais da Floresta Amazônica de forma ambiental, econômica e socialmente responsável, desenvolvendo um novo polo moveleiro industrial. 

Crédito: Pedro Miranda/Galeria da Arquitetura

Marko Brajovic aproveitou a High Design – Home & Office Expo 2016 para realizar o preview do livro “In Nature We Trust”, que celebra os 10 anos do escritório no Brasil e cujo lançamento oficial acontece em 13 de agosto, na EBAC. “A obra é um manifesto natural. Buscamos mostrar quais as estratégias da natureza em sobreviver e se ajudar reciprocamente, e como isso se aplica no mundo do design e no nosso trabalho”, afirma Brajovic. O stand conceito do atelier apresentou, em parceria com a Dress-All, uma exposição com co-curadoria de Federica Sandretti, que desenvolveu a arte de doze totens luminosos, com tela tensionada impressa em alta qualidade. Os totens implementaram a comunicação visual da High Design de forma criativa e apresentaram imagens inéditas do preview do livro.

Crédito: Divulgação/ Atelier Marko Brajovic

Algumas marcas referências no mercado de cozinhas promoveram o KitchenLAB – A Cozinha em Movimento, para expor ideias e discutir temas sobre como esse ambiente reflete mudanças importantes no cenário contemporâneo. Um dos especialistas que participaram do stand foi o arquiteto Guilherme Torres, que palestrou sobre o assunto “Cozinha do Futuro”, baseado em seu projeto para a Casa Cor São Paulo 2016. “O The Next Supper mostra como será a cozinha nos próximos 10 anos, com tecnologias inovadoras, sobretudo, a de indução”, comenta Torres.

Crédito: Pedro Miranda/Galeria da Arquitetura

O stand do designer Guto Indio da Costa era um dos mais cobiçados da High Design. O profissional apresentou a nova marca Indio da Costa Design Collection, lançada este ano com a primeira linha de estofados, intitulada Planos. “Com grande recepção por parte do púbico, ela possui vários acabamentos diferentes, como couro, madeira e aço corten. É uma linha toda componível e modular, com vários tamanhos”, descreve Guto. 

Crédito: Divulgação/ Indio da Costa Design Collection

Quanto à concepção da linha Planus, ele conta que o desejo era criar um sofá visualmente leve e delicado. “Normalmente, eles parecem caixas de madeira, forrados de tecido, que dão a impressão de que estou sentando em cima de um caixotão. Para fugir disso, decidimos fazer uma estrutura metálica, que traz essa aparência bem delgada”, expõe. Além dessa linha, o designer exibiu os modelos Buzios e Leblon de madeira, e lançou os bancos Infinito, na nova versão feita de alumínio. Ela está disponível de diversos tamanhos e em quase quinze cores diferentes. “Também mostramos uma linha de luminárias de LED e as cadeiras feitas de plástico reforçado por fibra, que já é um produto comercializado há vários anos. Lançamos aqui novas cores”, acrescenta Guto.

Crédito: Wagner Ziegelmeyer

Outros eventos

Simultâneo à High Design – Home & Office Expo 2016, ocorreram outros eventos como, a Greenbuilding Brasil – feira de construção sustentável, com palestras e sessões educacionais – e o CONAD (Congresso Nacional de Designers de Interiores), que reuniram profissionais de todo o Brasil para uma reflexão sobre o exercício da profissão.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo