Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Dicas para criar um portfólio de arquitetura

Construir um portfólio de maneira a despertar o interesse falando sobre seus estudos e trabalhos já realizados com foco na sua carreira é um ótimo passo para obter bons resultados. Para um arquiteto, serve como vitrine dos projetos desenvolvidos.

O portfólio deve chamar atenção pela apresentação com as principais características e a identidade do profissional, trazendo uma amostra dos principais conceitos adotados pelo arquiteto.

Engana-se o arquiteto que restringir a apresentação de seu portfólio a apresentações de trabalhos já realizados. Os projetos que ainda não foram executados acabam revelando, também, a capacidade produtiva do profissional.

Além do portfólio impresso, é essencial o online, que traz vantagens como por exemplo a facilidade de atualizar a cada novo projeto e o potencial de divulgação. Os profissionais do ramo têm procurado cada vez mais a internet para expor projetos e elevar a audiência. 


Separamos algumas dicas para você montar o seu:

·         Antes de começar a montar seu portfólio, selecione os melhores trabalhos. Mesmo que você tenha muito, opte pelos melhores e causará uma boa impressão.

·         Coloque uma boa descrição abaixo de cada um dos seus trabalhos, mas apenas o básico. Esse pode ser um ponto extra no seu portfolio, se você não exagerar.

·         Dê uma variada, não use muitas peças de uma só campanha, por exemplo. Se você quiser montar um portfolio com 10 trabalhos, use no máximo três peças dessa campanha. Ficará menos cansativo de visualizar.

·         O texto de apresentação do portfólio deve ser claro e direto, com linguagem acessível. Uma quantidade excessiva de textos deve ser evitada.

·         As apresentações devem conter fotos, imagens 3D, materiais gráficos e apresentação de maquetes, uma vez que os clientes costumam se interessar bastante pelo aspecto visual.

·         Inclua uma introdução que explique um pouco a sua formação e seus objetivos. Isso é essencial para que os recrutadores possam entender melhor o que você procura e quais são seus talentos.

·         Na capa, se você não tiver um logo, use uma parte do seu trabalho favorito, fazendo um recorte. Se tiver uma ilustração, por exemplo, use só ela. A iniciativa é válida tanto para o impresso quanto para o online.

Veja alguns dos sites que ajudam a criar um portfólio online gratuitamente:

Coroflot
http://www.coroflot.com/

Crevado
https://crevado.com/

Glossom
http://www.glossom.com/

Kawek
http://kawek.net/

Krop
http://www.krop.com/

Passpartout
http://paspartout.com/

Shown’d
http://shownd.com/

Behance
https://www.behance.net/

Brushd
https://www.brushd.com/

Carbonmade
https://carbonmade.com/


Crédito/fonte da foto: Divulgação
Fonte do post: BimbonCaderno de arquiteturaARQ e TEC – arquitetura e tecnologia e Universia

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo