Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

É a vez dos paletes na decoração

Projeto: Commons Studio Bar, A&P Arquitetura. Foto: André Nóbrega

Redação Galeria da Arquitetura

Nos últimos anos os paletes se tornaram febre na decoração. Normalmente usados em ambientes com caráter informal e despojado, eles criam uma atmosfera rústica nos espaços.

Existem também paletes de plástico e metal, no entanto, os mais utilizados na decoração são os de madeira. Sua aplicação resulta no aproveitamento de um material que viraria entulho, por isso contribui para a sustentabilidade. Além disso, tem a vantagem de ser facilmente encontrado em depósitos ou mercados, garantindo um baixo custo.

Os paletes podem ser usados na decoração em diversos ambientes e estilos. Em áreas externas e internas – como jardins ou salas de estar, dormitórios e cozinhas –, lá estão eles, pintados ou simplesmente revestidos por uma camada de verniz, que evidencia seu aspecto natural. Dependendo do projeto, eles podem ser empilhados ou até implementados sobre rodinhas.

Na maioria das obras, os estrados de madeira transformam-se em móveis, como prateleiras, racks, mesas de centro, sofás e camas, servindo de base para almofadas e colchões. Também podem ser transformados em cabeceiras ou suportes para TV.

Concebido pelo escritório A&P Arquitetura, o projeto do Commons Studio Bar, em Salvador, utiliza os paletes não só no revestimento das fachadas e paredes internas, mas também como forro. As lâmpadas alocadas na parte interna dos estrados criam distintos efeitos de iluminação. “Escolhemos o material por seu baixo custo, sua textura quente e a possibilidade de uso como painel acústico”, explica o arquiteto Nivaldo Vieira. “A madeira dos paletes funciona como material absorvente, que complementamos com lã de pet”, informa.

Durante a execução do projeto, Vieira conta que encontrou paletes usados de diferentes tamanhos, tons e estados de conservação, mas não em quantidade suficiente para finalizar a obra. “Por isso, tivemos que usar peças novas”, explica.

Projeto: Cha-Cha Deli, AR Arquitetos. Foto: Maíra Acayaba

Já o projeto do restaurante Cha-Cha Deli utiliza paletes e painéis de madeira na iluminação e nos acabamentos. “A escolha imprime um caráter informal aos ambientes. A luz que penetra entre as ripas de madeira cria uma atmosfera agradável”, salienta Marina Acayaba, autora do projeto e titular do escritório AR Arquitetos.

Confira nas fotos diferentes aplicações de palete na decoração! 

Palete na cobertura 

Projeto: Estúdio Casulo, Meius Arquitetura e Bernardo Horta Arquiteto. Foto: Jomar Bragança

Piso de palete

Projeto: Jardim das Sensações, Fernanda Pereira Almeida Paisagismo. Foto: Divulgação

Divisória de palete

Projeto: Commons Studio Bar, A&P Arquitetura. Foto: André Nóbrega

Balcão de palete

Projeto: Bilheteria, AD Arquitetura e Design. Foto: Felipe Araújo

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo